Deprecated: A função jetpack_form_register_pattern está obsoleta desde a versão jetpack-13.4! Em vez disso, use Automattic\Jetpack\Forms\ContactForm\Util::register_pattern. in /home2/geekgu66/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Conheça o filme da Turma da Mônica Jovem
Geek Guia

O Seu Manual da Cultura Pop!

Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo | Crítica

Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo | Crítica

Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo acerta no elenco, mas esquece de todo o resto

A Turma da Mônica vem de grandes acertos em suas adaptações! Com ótimos Laços ( 2019) e Lições (2021), além da série de 2022 que continua no mesmo nível de qualidade, não era de se surpreender que novas histórias fossem ser contadas do universo de Mauricio de Sousa, mas o que pegou todo mundo de surpresa foi a mudança de elenco para um novo ‘Turma da Mônica Jovem’, direto para o cinema, e uma história um tanto quanto confusa. No primeiro ponto até encontramos certos acertos, mas no segundo, não há como defender! 

Dito isso, ‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ acerta no elenco (com ressalvas), mas esquece de todo o resto. Com uma história mal desenvolvida, uma direção desconjuntada e uma edição que não sabe ao certo onde encaixar as cenas, o que poderia ser mais uma ótima adaptação para a lista de Mauricio de Sousa se torna apenas uma tentativa frustrada, e nada empolgante, de uma narrativa que tinha muito para render, se colocada nas mãos certas. E mesmo com figuras que se esforçam em cena para entregar as características dos personagens que conhecemos, não há como salvar a obra de um resultado nada empolgante! 

Fale Mais Sobre Isso

As férias acabaram e está na hora da turma encarar o primeiro ano do ensino médio. Mônica, Magali, Milena, Cebola e Cascão estão prontos para essa nova aventura. Porém quando o museu do Bairro do Limoeiro está prestes a ser fechado, a turma percebe que há muito mais envolvendo tudo isso. E assim, tentando encontrar meios de manter o local aberto, eles se envolvem em uma jornada contra criaturas sobrenaturais, magia e muito mistério.

Não foi dessa vez

Mauricio Eça é quem realiza a adaptação de Turma da Mônica Jovem, e precisamos deixar claro que as escolhas na forma de conduzir essa produção soam amadoras ao extremo!

Se em ‘Laços’ e ‘Lições’, o diretor Daniel Rezende soube como aproveitar toda atmosfera das histórias, e as referências a seu favor, e trabalhar tudo aquilo que Turma da Mônica representa para leitores jovens e mais velhos, aqui não encontramos nada além de uma tentativa de emular ‘Stranger Things’ com baixo orçamento, e uma realização vergonhosa que joga easter eggs sem qualquer cuidado! 

A direção e a montagem do longa parecem não dialogar em nenhum momento. Sem contar que o roteiro sequer apresenta qualquer contexto que vá além do Ensino Médio. Ok, eles estão crescidos, mas é o mesmo universo? É o mesmo ambiente? O que pode mudar aqui?

Nenhuma dessas respostas é respondida para o grande público e por isso é necessário também enfatizar que essa linha de raciocínio é o básico, tanto para construção narrativa, quanto para divulgação. E isso não ocorre. Fazendo com que a trama conte com o conhecimento prévio do público para certos aspectos, entretanto vale também lembrar que a Turma da Mônica clássica ganhou modificações em sua fase Jovem, e nem isso é respeitado aqui.

Deste modo, somos levados por um festival de cenas cortadas de forma abrupta, efeitos visuais mal empregados, atuações mal conduzidas e que nitidamente poderiam ter sido melhor conduzidas, e muitas informações que partem de um mistério para ser solucionado com frase de efeito! 

Por isso, e infelizmente, deixemos claro que ‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ é uma adaptação ruim! 

Foto: Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo / Divulgação: Imagem Filmes

Magia, mistério e um público perdido

Falei de contexto acima, pois no cinema em que eu estava vários pais, com seus filhos em férias, compraram ingressos para o filme e muitos se questionavam que elenco era esse e o porquê da produção ter esse título. Ou seja, é o público que pouco vê notícias de cultura pop, mas quer aproveitar uma sessão com os filhos precisa sim ter a história contextualizada para aproveitar a experiência! E o roteiro de ‘Reflexos do Medo’ esquece isso completamente.

Isso fica nítido quando a protagonista demora quase cinco minutos para aparecer em tela, sendo que todas as apresentações não dão o tom certo da personalidade de quem estamos vendo. Fazendo com que os novos atores que constroem a turma jovem precisam se esforçar ainda mais com um texto raso! 

E cabe a Théo Salomão (Cascão), Xande Valois (Cebola) e Bianca Paiva (Magali) por muitas vezes segurarem o ritmo e darem o tom para o que ocorre, o trio é o destaque e o melhores em cena. Já Sophia Valderde tem seus momentos, mas nem sempre com grandes acertos. Além disso, Carol Roberto (Milena) e Yuma Ono (DC) são limitados em seu tempo de tela que pouco podemos capturar do que querem entregar. Ou seja, o elenco contribui para aventurar acontecer, só que a parte técnica não! 

No fim das contas, o mistério não é interessante, a jornada dos personagens precisa de maiores camadas e o roteiro sem contexto deixa tudo a desejar! 

Foto: Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo / Divulgação: Imagem Filmes

E Vale o Ingresso?

‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ acerta no elenco (com ressalvas), mas esquece de todo o resto.

Com uma história mal desenvolvida, uma direção desconjuntada e uma edição que não sabe ao certo onde encaixar as cenas, o que poderia ser mais uma ótima adaptação para a lista de Mauricio de Sousa se torna apenas uma tentativa frustrada, e nada empolgante, de uma narrativa que tinha muito para render, se colocada nas mãos certas.

E mesmo com figuras que se esforçam em cena para entregar as características dos personagens que conhecemos, não há como salvar a obra de um resultado nada empolgante! 

‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ está em cartaz no Cine A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *