Geek Guia

O Seu Manual da Cultura Pop!

Crisálida: A primeira série de ficção em libras e português

Crisálida: A primeira série de ficção em libras e português

A primeira série de ficção, em libras e português, realizada no Brasil

Quando falamos de inclusão e representatividade às vezes ficamos presos em apenas algumas esferas da sociedade, esquecendo que pessoas que possuem alguma necessidade especial estão em todos os lugares. Neste caso, os surdos e ensurdecidos e Janela de Libras, também precisam encontrar exemplos nas grandes produções, assim como fazer parte da construção das mesmas. Desta forma, Crisálida, série disponível na Netflix, traz um produção que tem a libras, como linguagem primordial, não apenas como recurso da narrativa, mas na vivencia, experiências e comunicação de cada personagem. Assim, vamos adentrar as vidas dessas pessoas que vivem um mundo de silêncio, porém repleto de acontecimentos importantes.

Um jovem resgata uma moça surda em um acidente. Um rapaz, intérprete de libras, enfrenta dilemas em seu trabalho e na vida pessoal. Um adolescente precisa lidar com o distanciamento do pai por conta de sua surdez. Esses e outros contextos encontramos nessa história que mostra os desafios de jovens surdos em uma sociedade que pensa prioritariamente nos ouvintes!

Do Curta à Série

Antes de chegarmos a série, Crisálida começou como um curta-metragem. Dirigido por Serginho Melo e com duração de 17 minutos, na história uma adolescente surdo começa a vivenciar novas experiências assim que começa a aprender libras e encontrar sua própria cultura. O filme teve uma ótima repercussão, passando também por diversos festivais de cinema!

Logo, a história ganhou um novo formato, o de série. Em 2019, a produção estreou na TV Cultura, conquistando público e crítica. Novamente comandada pelo diretor do curta, a produção carrega um tom leve, divertido e profunda ao mostrar a cultura das pessoas surdas no Brasil. Mostrando suas vivencias, questionamentos, dilemas e paixões. O interessante aqui é a forma como os arcos se constroem!

Há muita fluidez entre as histórias que aos poucos vão se entrelaçando e criando um universo próprio para àqueles personagens e assim, a cada novo episódios, novas camadas, traços e situações ajudam a definir personalidades e contexto que estão inseridos. Nos levando a um misto de emoções durante os quatro capítulos desta primeira temporada.

A emoção de forma silenciosa

Ao passo que vamos acompanhando cada uma das histórias vamos tomando conhecimento de cada detalhe da vida desses personagens. Seja as situações na faculdade, no trabalho, numa ida ao supermercado ou um almoço na casa do namorado, essas situações, que para os ouvintes seria apenas mais uma atividade do dia, se torna quase um desafio na vida de uma pessoa surda.

Desta forma, o roteiro se encarrega de nos dar uma visão ampla a cerca de como os surdos são vistos pela sociedade, a forma que são tratados, o preconceito que sofrem e descrédito dado muitas vezes quando buscam se destacar em alguma área. Ao mesmo tempo, a narrativa coloca os ouvintes como aqueles que não estão ali como “salvadores” dessas pessoas, eles são apenas coadjuvantes de uma história repleta de emoção e significados múltiplos.

Nisso é perceptível o cuidado nos diálogos que transformam os fatos algo que captura nossa atenção. Principalmente quando temos um ouvinte e um surdo. Isso ocorre para quebrar e exemplificar certos estereótipos e discursos que ainda são levantados pela sociedade de uma maneira preconceituosa. Ao mesmo tempo, há espaço para os amores, paixões e festas, as melhores e mais animadas possíveis!

Por que você deve assistir?

Crisálida é uma produção que vai além de uma simples representação em tela!

Ao mostrar e construir uma história repleta de personagens cativantes, situações que acontecem no dia a dia e quebrar com estereótipos que ainda se fazem presentes na sociedade, tanto texto quanto direção, entregam ao espectador uma narrativa que emociona ao mesmo tempo que ensina sobre uma cultura que merece ser mostrada de maneira natural e dinâmica.

Deste modo, a cada novo episódio ficamos conectados com cada uma das personas que surgem, em como irão conquistar o que desejam, no modo como enfrentar os desafios e acima de tudo, como se colocam para romper as barreiras que muitos ainda buscam levantar em sua direção! E tenha certeza que eles o fazem!

A primeira temporada de Crisálida está disponível na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *