Geek Guia

O Seu Manual da Cultura Pop!

A Freira 2 | Crítica

A Freira 2 | Crítica

A Freira 2 consegue ser melhor que o primeiro filme, o que não é lá grande coisa

Quando uma franquia expande seu universo, diferentes expectativas por parte do público surgem. Alguns esperam filmes de origem, outros novas histórias e elementos que possam aumentar ainda mais a narrativa criada, e no caso de ‘Invocação do Mal‘, as possibilidades de enfrentar forças sombrias são inúmeras, ainda que através de produções de caráter duvidoso. E se em 2018 o primeiro longa contando a história da freira assustadora conseguiu um sucesso até superior em relação aos longas principais da saga, quem dirá agora que a figura está mais do que consolidada na cultura pop!?

Desta forma, ‘A Freira 2’ chega aos cinemas sendo um pouco melhor que o primeiro, mas ainda assim sem muito o que mostrar de relevante! Logo, essa expansão do universo Invocação do Mal é interessante até certo ponto conseguindo pequenos acertos pelos caminho e rendendo bons sustos esporádicos. Porém quando procura ser mais do que é, ou tenta emular aspectos que não possuem sustentação narrativa, a produção declina. No fim das contas, o filme deixa algo essencial de lado: A própria Freira! E assim fica o questionamento: Filme da Freira com pouca aparição da Freira é golpe?

Fale Mais Sobre Isso

A irmã Irene vive em um convento ainda tentando superar os traumas do seu confronto com as forças do mal. Mas há algo a espreita e que ainda está a solta. Assim, quando vários religiosos começam a morrer de maneira inexplicável, caberá a jovem desvendas esse mistério, a levando em novo embate com contra as trevas na figura da freira demoníaca que ela já enfrentou. Contudo, existe uma razão maior para tudo estar acontecendo novamente, colocando Irene na busca por uma relíquia sagrada e da salvação de um velho amigo.

Melhor que o primeiro

Michael Chaves é o diretor do longa, e um velho conhecido da franquia, pois comandou o ruim ‘A Maldição da Chorona’ e o bom ‘Invocação do Mal 3’. Ou seja, um erro e um acerto ao longo da saga dos Warren. Desta vez, ele faz o que muitos conseguiriam facilmente, superar o primeiro longa da Freira, ainda assim, isso não quer dizer que temos um ótimo filme de terror! 

Por se tratar de uma franquia consolidada é de se esperar que em vários momentos o diretor emule muito do que já foi realizado, mas aqui chega a ser irritante, e sem personalidade. Isso faz com que diversas vezes o espectador mais atendo pense: “Eu já visso”! E sim, a gente já viu, só que em outro cenário, com outros personagens, numa mudança leve de contexto. Não que o “copie e cole” seja algo proibido no cinema, porém se torna uma constante falta de criatividade em um longa onde sequências são iguais a de outros filmes da mesma saga.

Tudo bem que há certo esforço em uma ou duas cenas onde o ato de assustar o público é feito com êxito, mas quando elas passam somos arrastados por mais de uma hora onde nada de interessante acontece e embarcamos numa espécie de “A Lenda do Tesouro Perdido da Sacristia”! Com direito a cena que certamente poderia ter sido realizada pelo Nicolas Cage (E isso não é um demérito)!

O ponto principal desse ‘A Freira 2’ é a falta de personalidade ao contar essa história somada a obrigações narrativas e o literal sumiço da personagem título. Para isso, a desculpa da entidade assumir as formas que causam medo é tão absurdo que perdemos o principal, a presença da Freira que tanto tirou o sono dos espectadores em ‘Invocação do Mal 2’! Pois neste segundo longa, ela surge por completo no máximo em 20 minutos da produção.

E assim fica o questionamento: Filme da Freira com pouca aparição da Freira é golpe? Sim, mas as salas lotadas e o bom desempenho nas bilheterias comprovam que o grande público pouco se importa com a qualidade técnica, e sim com o entretenimento, e aqui, a produção tem seu triunfo sagrado! 

Foto Divulgação: A Freira 2 – Warner Bros Pictures

O Sangue de Jesus tem poder, novamente

Irene precisa enfrentar a Freira demoníaca mais uma vez. Mas agora, o demônio quer algo, os olhos de Santa Luzia, uma relíquia poderosa que está perdida há séculos. Enquanto isso, um internato de meninas começa a ser atormentado por manifestações sobrenaturais e caberá a jovem religiosa, ao lado de uma noviça que não acredita em milgares, derrotar o mal mais uma vez.

A franquia ‘Invocação do Mal’ se tornou o ‘Vingadores da Santa Ceia’, a cada capítulo que passa seus personagens vão ganhando novos dons e “poderes” para enfrentar o mochila de criança, diga-se de passagem Lorraine Warren enfrentando a bruxa do terceiro longa da franquia principal. Dados esses pormenores, a narrativa de ‘A Freira 2’ se pauta num molde obrigatório que não apresenta nada de novo, pois temos novamente a ameaça demoníaca, a relíquia sagrada, o teste de fé, e fim!

Ou seja, nada aqui é inovador para a saga. Nenhum ponto realmente nos faz soltar uma expressão de surpresa e até mesmo os sustos são pontuais! Obviamente existe uma construção muito superior ao primeiro longa, isso vai desde a direção, passando pela fotografia e até mesmo nas atuações, mas no fim das contas o que era o grande mistério é relevado de forma abrupta, a entidade principal permanece nas sombras e a obrigatoriedade de se conectar com as figuras principais da franquia parece pesar muito mais!

Entretanto, no fim das contas, ‘A Freira 2’ fará muito dinheiro, pois é o famoso terror de shopping pra reunir a galera e tomar sustos aleatórios, do que necessariamente ser um primor quando se trata do gênero de terror. E tá tudo bem na santa paz do Senhor! 

Foto Divulgação: A Freira 2 – Warner Bros Pictures

‘A Freira 2’ é um pouco melhor que o primeiro, mas ainda assim sem muito o que mostrar de relevante!

Logo, essa expansão do universo Invocação do Mal é interessante até certo ponto conseguindo pequenos acertos pelos caminho e rendendo bons sustos esporádicos. Porém quando procura ser mais do que é, ou tenta emular aspectos que não possuem sustentação narrativa, a produção declina. No fim das contas, o filme deixa algo essencial de lado: A própria Freira! E assim fica o questionamento: Filme da Freira com pouca aparição da Freira é golpe?

No fim das contas, ‘A Freira 2’ fará muito dinheiro na bilheteria, pois é o famoso terror de shopping pra reunir a galera e tomar sustos aleatórios, do que necessariamente ser um primor quando se trata do gênero de terror. E tá tudo bem na santa paz do Senhor! 

A Freira 2 está em cartaz no Cine A

Importante: O Filme possui uma cena pós créditos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *