Geek Guia

O Seu Manual da Cultura Pop!

Sex Education: 4ª Temporada | Crítica

Sex Education: 4ª Temporada | Crítica

Sex Education retorna em sua 4ª e última temporada

A Netflix, na maioria das vezes, sabe como trabalhar as produções populares com o público. Entregam materiais extra, promovem nos eventos, e vão renovando até beirar o cansaço. E com Sex Education não seria diferente, apesar de chegarmos no momento derradeiro da história. Mas o que parece um “adeus” em definitivo gera um gosto agridoce em quem acompanhou a história de Otis, Eric e Maeve desde o começo, não que o final de tudo não seja satisfatório, só que entre renovações “elitizadas”, aqui temos muito mais história, e boa história para contar.

Deste modo, Sex Education retorna em sua 4ª e última temporada, de um jeito carinhoso com sua narrativa, mas um tanto quanto apressado, encerra arcos, dá rumos e encaminha seus personagens em novas jornadas. O fato é que existem produções que marcam a cultura pop, e de um jeito sexualmente interessante, a produção da Netflix estabeleceu humor, tocou em assuntos pertinentes e entregou entretenimento de um jeito ímpar. E neste final, encontramos tudo isso, contudo, o sentimento de que havia mais para mostrar ainda permanece, tal e qual uma transa regada a expectativas que só corresponde uma parte disso. Mas o fato é que Sex Education sempre será icônica! 

Fale Mais Sobre Isso

Depois do fechamento do Colégio Moordale, Otis e Eric encaram mais um desafio: o primeiro dia no Colégio Cavendish. Otis está ansioso com a abertura da nova clínica, e Eric está rezando para que eles não sejam os excluídos outra vez. Mas o Cavendish é um verdadeiro choque cultural para a turma do Moordale. Eles achavam que eram mente aberta e modernos, só que o novo colégio vai ainda mais longe. Nos Estados Unidos, Maeve realiza seu sonho na renomada Universidade Wallace, fazendo aulas com o escritor Thomas Molloy. Com saudades dela, Otis tenta se adaptar a não ser o único filho em casa e nem o único terapeuta na escola.

Poderia Continuar? Poderia, mas…

Sex Education é um daqueles fenômenos da Netflix que causa apego em quem assiste. Seja pelos personagens, pela identificação com a história ou pelas situações que ocorrem, a série conseguiu um público fiel que certamente estaria disposto a acompanhar ao menos mais duas temporadas. E o fato é que existe narrativa para isso, mas ficará no nosso imaginário.

A 4ª temporada é uma grande mudança para a produção, tanto de cenário quanto nos aspectos que elevam a jornada de cada figura que conhecemos. E esses dilemas, sejam novos ou não, surgem como uma ferramenta que impulsiona ainda mais o que estamos assistindo. Principalmente por estarmos ao lado de cada um em um novo contexto. A nova escola, e todo seu sistema progressista e sustentável parece uma grande sucursal do Twitter quando busca engajar na militância. E cada nova personagem que conhecemos é um deleite que vai do caricato ou inusitado em poucos minutos.

Deste modo, cabe aos protagonistas conduzirem os rumos inéditos, e aqueles que já havíamos pensado que tomariam, de um jeito natural, melancólico e repleto de humor. O trio Otis, Maeve e Eric continua afiado, pronto para experiências novas, e vergonhas também. E por se tratar da última temporada, obviamente que precisamos de despedidas, encerramentos e conclusões. Cada tem a sua!

Logo, há um cuidado em encerrar as jornadas e os caminhos que nos levaram até aqui, ainda que determinados assuntos, pautas e discussões levantadas carecem de mais tempo em tela, e não podem se resolvidas em duas ou três linhas de diálogo. Contudo, “passando pano” para os problemas de produção e o sumiço de outros rostos da história, Sex Education comprova que poderia continuar, gerando um sentimento agridoce de adeus em quem tanto gosta dessa história!

Sex Education 4ª Temporada Netflix © 2023.

Nem tudo é o fim

Se tem uma produção que soube como abordar pautas, nos fazer e emocionar foi Sex Education! O que poderia ser apenas um pretexto para um conteúdo sobre sexo tem tela (Ao contrário de outras produções do streaming), tratou de assuntos com delicadeza, respeito e representatividade.

A narrativa desta última temporada mescla entre o adeus e a pressa de tentar resolver o que pode. E esse talvez seja o único problema desses novos, e finais, episódios. Quando a produção está focada em contar as histórias sem atropelos, tudo flui e funciona de maneira assertiva. Porém quando entrega desfechos quase de forma abrupta, destoa e muito do que é a proposta de Sex Education.

Apesar disso, os encerramentos de cada um que conhecemos não são necessariamente o fim. Relacionamentos chegam ao fim? Sim (Chico, se tu me quiseres, sou dessas séries…). Assim como amizades, carreiras e até mesmo aquilo que pensamos ser quem realmente somos! E nos cabe querer saber tudo o que vai acontecer a partir de então? Não!

Por mais que a história encerre, isso não quer dizer que ela não continue! Então fica na nossa imaginação, e no desejo de quem acompanhou tudo desde o começo, as possibilidades e caminhos que aquelas figuras irão percorrer. Alguns surpreendentes, outros dentro da zona de conforto esperada. Mas o fato é que Sex Education sempre será icônica! 

Sex Education 4ª Temporada Netflix © 2023.

Sex Education retorna em sua 4ª e última temporada, de um jeito carinhoso com sua narrativa, mas um tanto quanto apressado, encerra arcos, dá rumos e encaminha seus personagens em novas jornadas.

O fato é que existem produções que marcam a cultura pop, e de um jeito sexualmente interessante, a produção da Netflix estabeleceu humor, tocou em assuntos pertinentes e entregou entretenimento de um jeito ímpar. E neste final, encontramos tudo isso, contudo, o sentimento de que havia mais para entregar ainda permanece, tal e qual uma transa regada a expectativas que só corresponde uma parte disso!

E por mais que a história encerre, isso não quer dizer que ela não continue! Então fica na nossa imaginação, e no desejo de quem acompanhou tudo desde o começo, as possibilidades e caminhos que aquelas figuras irão percorrer. Alguns surpreendentes, outros dentro da zona de conforto esperada. Mas o fato é que Sex Education sempre será icônica! 

Sex Education está disponível na Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *