Un extraño enemigo - REVIEW

Este seriado mostra que nem só de novelas vive o México


Un extraño enemigo nos leva ao México, mais precisamente à Cidade no México no ano de 1968. Um grande evento estava para ocorrer: Os jogos Olímpicos de Verão. Mas algo maior estava acontecendo: O movimento estudantil.
E no meio disso tudo estava o Presidente Gustavo Díaz Ordaz que praticamente era rodeado por cobras que por dentro não o apoiavam mas, publicamente “puxavam saco” para que fossem indicados na próxima eleição. Estas figuras se fazem presente no prefeito da cidade Corona Del Rosal, no ministro do Interior Luis Echeverría, e em Fernando Barrientos, na época comandante da Segurança Nacional. 
Este último que é o nosso protagonista, ou deveria ser! 
Eu vou explicar!


Política, corrupção e história

Barrientos era um homem de muitas faces: na vida pessoal tenta sustentar um casamento desgastado, ao mesmo tempo que possui uma amante; na vida política durante toda a trama forma alianças para que quando o presidente cair ele seja lembrado e suba de cargo. Isso tudo porque seu departamento de Segurança Nacional é fortemente criticado pelos demais e corria risco de ser extinto.
Aqui podemos ver o que um homem político é capaz de fazer: corrupção, decisões bem articuladas, espionagem, manipulação da imprensa.

Paralelamente a parte política, em julho de 1968 os estudantes - sobretudo os da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) - pretendiam explorar a visibilidade que as Olimpíadas traziam ao país e se articularam para fazer passeatas, manifestações, incitar greves e reivindicar um governo mais transparente.
Estes estudantes espelhavam-se nas manifestações estudantis que ocorriam na França.
Porém, o que não sabiam é que haviam policiais infiltrados no movimento estudantil e que a maior manifestação articulada terminaria em uma carnificina que ficou conhecida como O Massacre de Tlateloco no dia 2 de outubro.


Por que você deveria assistir?

Un extraño enemigo é um thriller político  baseado em eventos reais!
O personagem central por mais que pareça ser o Barrientos, não é.
O personagem principal é o enredo
É a visão política nos bastidores de um dos episódios mais tristes da história do México
É a visão do movimento estudantil querendo dias melhores, um país melhor e sendo encurralado por um governo mal comandado que parece se importar apenas com interesses pessoais! 
Se sentiu na pele dos estudantes agora né?!

A série é dividida em 8 episódios e está disponível na Amazon Prime Video.
Tecnologia do Blogger.