Percy Jackson, Disney+ e a saga de Rick Riordan - ESPECIAL


A saga com uma das maiores legiões de fãs pelo mundo vai finalmente ganhar uma adaptação que fará jus à grandeza de sua obra. Percy Jackson e os Olimpianos, do autor americano Rick Riordan, vai virar uma série da plataforma de streaming Disney+. 

O autor confirmou a produção em sua conta oficial do Twitter (@rickriordan) na última quinta-feira 14 de maio, de acordo com ele, será uma série em live action de alta qualidade, seguindo a linha cronológica original dos 5 livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, sendo a primeira temporada baseada no Volume 1 - O Ladrão de Raios. Rick também garantiu que ele mesmo e sua esposa Becky Riordan estarão envolvidos pessoalmente em todos os aspectos da produção da série. 
Será uma jornada empolgante e fantástica. 

Das páginas à telona

Em 2005 foi publicado O Ladrão de Raios, o primeiro de uma série de cinco livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos. O livro obteve incríveis números de vendas e conquistou uma imensidade de fãs por todo o mundo. Os lançamentos seguintes: O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O último Olimpiano; só vieram a consagrar e trazer recordes para o universo que faz uma releitura da mitologia grega no mundo moderno, criado por Rick Riordan.

Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios virou filme e foi lançado em 2010 pela 20th Century Fox com Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal e Câmara Secreta) na direção. A adaptação para o cinema era aguardada há tempos pelos fãs da saga, porém, foi duramente criticado pelos mesmos e até pelo próprio Rick Riordan que não se envolveu diretamente na produção. 

Pôster original do filme Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios. No elenco tivemos Brandon T. Jackson interpretando Gorver, Logan Lerman no papel de Percy e Alexandra Daddario como Anabeth.

O principal culpado para o fracasso da adaptação cinematográfica da saga foi sem dúvidas a produção do enredo e do roteiro para o filme. A história foi profundamente alterada e pontos importantes para o seu desenvolvimento foram distorcidos. Existem diferenças gritantes em várias coisas do livro e do filme que tornam impossível seguir a linha do tempo de fatos da sequência dos livros. Diversos personagens foram suprimidos ou adaptados de uma forma bem distante de como foram concebidos originalmente e o enredo foi horrivelmente modificado. 

Em 2013 foi lançado o filme para Percy Jackson e o Mar de Monstros, outra terrível tragédia na tentativa de minimizar os erros cometidos na adaptação do primeiro filme, mas que só destoaram mais ainda da história dos livros tornando impossível a sobrevida da saga no cinema.

Pôster oficial do filme Percy Jackson e O Mar de Monstros com o mesmo elenco da produção anterior.

Desde então, os fãs juntamente a Rick Riordan embarcaram em uma batalha na busca de uma adaptação que fosse à altura da grandiosidade do enredo original e após anos finalmente conseguiram. Por sugestão de vários seguidores, ano passado Rick foi à sede da Disney apresentar sua obra e propor uma adaptação para a recém lançada plataforma de streaming da empresa, o Dinsey+. Segundo o autor os executivos da empresa foram bem receptivos à ideia e o deixaram otimista. E agora temos a confirmação oficial da produção de um seriado.

O universo Rick Riordan

Percy Jackson e Os Olimpianos é a primeira saga de livros do autor nova iorquino Rick Riordan. A história gira em torno do semideus Percy Jackson que ao completar 12 anos de idade descobre que seu pai é o deus grego Poseidon e que isso lhe confere poderes incríveis que ele jamais imaginaria ter. O enredo da série de livros se desenvolve com Percy lutando contra monstros malignos e titãs furiosos para salvar o planeta ao lado de seus amigos semideuses. A obra é bem completa e com passagens incríveis, certamente uma produção cinematográfica seria tão rica e épica como outra já feitas ao exemplo de Harry Potter, Jogos Vorazes, etc (desde que tenha um excelente processo de adaptação, óbvio). 
Livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos.

Sabemos que esse universo de mitologia grega de Rick Riordan nos rendeu uma saga espetacular, com personagens fortes e uma narrativa cativante, entretanto, a criatividade do autor não parou por aqui. Em seguida ele escreveu a trilogia de livros As Crônicas dos Kane: A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo, A Sombra da Serpente; essa baseada na Mitologia Egípcia com uma aventura épica no nível de sua primeira saga. 
Livros da saga As Crônicas dos Kane inspirada na mitologia egípcia.
Paralelamente o autor também lançou entre 2010 e 2014 a saga de 5 livros de Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo. Essa saga seria a continuação de Percy Jackson e Os Olimpianos, porém com uma nova geração de personagens e um novo enredo, mesclando também mitologia grega e romana.
Livros da saga Os Heróis do Olimpo, a segunda geração após Percy Jackson e Os Olimpianos.
Entre 2015 e 2017 Rick Riordan lançou a trilogia Magnus Chase e os Deuses de Asgard: A Espada do Verão, O Martelo de Thor e O Navio dos Mortos. A saga é baseada na riquíssima mitologia nórdica.

Livros da saga Magnus Chase e os Deuses de Asgard baseada na mitologia nórdica.

E provando que os deuses e heróis gregos são sua especialidade, em 2016 Rick iniciou sua terceira saga olimpiana sucessora de Percy Jackson e os Olimpianos e da série Os Heróis do Olimpo. As Provações de Apolo já tem 5 livros principais em sua saga: O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo, A Tumba do Tirano e A Torre de Nero (os dois últimos ainda não foram publicados no Brasil). Sendo agora o deus Apolo o protagonista da história.
Capa dos três primeiros livros da saga As Provações de Apolo.
Existem ainda outras séries e livros lançados pelo autor fora do universo das mitologias antigas e que resultaram num excelente trabalho literário.

Mais adaptações à vista...

Vendo a obra de Rick Riordan não temos dúvida de que o autor é criador de um universo literário lindíssimo, sua adaptação para a televisão representa uma grande vitória para milhões de fã ao redor do mundo. O sucesso da adaptação de Percy Jackson pode ser dado como certo, não custa nada sonhar além dele. Se os executivos do Disney+ estiverem dispostos a investirem em mais adaptações do universo de Rick, eles têm um vasto material à disposição. Como uma plataforma que está em expansão de conteúdo pela sua pouca idade acredito que essas outras produções serão bem prováveis após o sucesso de Percy Jackson.

Rick Riordan, a mente criativa por traz do universo das mitologias clássicas com releituras modernas.

Rick Riordan prometeu mais informações sobre a série de Percy Jackson em breve. 
Em meio à crise do COVID-19 e ao tempo que se leva para a produção de um seriado desse estilo podemos esperar sua estreia para o segundo semestre de 2021.
Tecnologia do Blogger.