Às Vezes Ela Volta - REVIEW

Surpreendentemente atual



O Brasil nos últimos anos tem despontado em criar boas obras de terror e suspense, mesclando e passando através de outros gêneros também, para contar histórias que irão causar desconforto, surpresa e medo em seu público. Logicamente, isso se deve muito a grandes clássicos que possuímos em nossa sétima arte, em sua maioria vindos das mãos do icônico Zé do Caixão. E nesta leva contemporânea podemos citar Animal Cordial, Morto Não Fala, As Boas Maneiras e Bacurau!
E assim, chegamos em Às Vezes Ela volta, curta-metragem produzido pela Suco Excêntrico Filmes e faz parte da programação do Festival Online Fantaspoa At Home. Mas por que esse filme merece ser citado aqui? Pelo fato de unir elementos de terror, com um toque atual, trabalhando a tecnologia dentro de um contexto que infelizmente todos nós estamos inseridos!
Sabe aquele medo do Covid-19 se tornando algo pior? Eles pensaram nisso!

Érica perdeu a sua irmã recentemente por conta do vírus e está tentando lidar com essa dor. Enquanto vasculha a internet fazendo leituras sobre como aceitar a perda, ao mesmo tempo que conversa com a mãe, o celular da falecida irmã começa a enviar mensagens para Érica, nisso algo surpreendente acontece e modifica completamente os rumos da morte, da vida e todos que estão à sua volta!



O que encontramos aqui?

Desde o começo da produção percebemos que há todo um cuidado em contextualizar, informar e prender a atenção de quem assiste, sem a necessidade de muitas explicações. 
As informações estão em tela, justamente através de mensagens, fotos, notificações. Essa estética que utiliza a tela do computador para nos dar visão do que ocorre, usada com maestria em Buscando, aqui é assertiva, impactante e dialoga perfeitamente com o que estamos vivendo na sociedade. E no decorrer da narrativa, que apresenta um plot twist tão bom quanto, ou até mais, do que qualquer outro longa poderia fazer, o espectador começa a se questionar até onde iremos com tudo aquilo? Onde as peças se encaixam nessa trama? 
E logo, há novamente uma surpresa que nos deixa atônitos em frente a tela!

Sobre a construção da obra, o diretor Matheus Maltempi disse: 

O 'Ás Vezes Ela Volta' foi realizado durante a quarentena com os membros em suas respectivas casas. Foi muito interessante descobrir formas de driblar as limitações e fazer um filme que teríamos orgulho.
E isso é percebido no decorrer dos mais de sete minutos de filme!
Não apenas a tela de computador demonstra verdade com suas indicações dos acontecimentos, mas a postura das atrizes, as excelentes Alessandra Mata e Giovana Telles, a forma como expressam o que está ocorrendo, fora a escolha de uma fotografia que usa da escuridão, para simbolizar não apenas a dor e perda, mas o que viria ocorrer a partir das revelações do texto, evocando às grandes produções do gênero do terror.

Assim chegamos em alguns pontos centrais da trama!
Obviamente ao falar de um vírus, entendemos perfeitamente onde se encaixa esse elemento, da mesma forma que nos dá uma aproximação do sentimento de quem tem perdido entes queridos em meio a uma pandemia causada por algo invisível. Desta forma, o curta transforma a ameaça que não vemos em algo terrivelmente palpável e imensurável, causando ao final aquela sensação de que a história poderá ir por qualquer caminho! E talvez, um não tão bom assim para os seus personagens!


Por que você deveria assistir?

Às Vezes Ela volta é a demonstração da qualidade que o cinema nacional possui em contar boas histórias de gênero, neste caso de terror, suspense e fantasia, mesclando temáticas atuais para nos dar um entendimento e até mesmo nos aproximar de quem tem sofrido em meio há dias tão complexos que estamos vivendo.
Com uma produção que sabe usar as referências da sétima arte ao seu favor, elevando isso a uma estética cheia de personalidade, além de boas atuações, o curta-metragem certamente irá causar inúmeros sentimentos em quem assiste, do espanto à curiosidade, do medo à empatia! 
E tudo isso, com um elemento empregado com qualidade: a surpresa!

Às Vezes Ela volta estará disponível no Youtube até o dia 10/05/2020 e você pode assistir clicando aqui!

Tecnologia do Blogger.