Treadstone (2019) - REVIEW



Eu quero mais!
Esta foi a primeira frase que eu disse quando acabei o episódio 10 de Treadstone, série que entrou no catálogo da Amazon Prime aqui no Brasil no final de março!

Você gosta dos filmes de Jason Bourne interpretados por Matt Damon (ele atuou em 4 dos 5 filmes)?
Pois este seriado tem relação. Foi baseado nos livros do escritor Robert Ludium, famoso por obras de suspense, romance e espionagem, assim como os filmes citados.

Treadstone é a trama onde conhecemos o início, a origem do programa que criou os vários assassinos, incluindo Jason Bourne (que não aparece neste seriado). 
Tudo começa em 1973, durante a Guerra Fria quando o investigador da CIA chamado John Randolph Bentley (Jeremy Irvine- Cavalo de Guerra) é capturado durante uma operação e vira cobaia de experimentos da KGB (Serviço Secreto da União Soviética).
Experimentos estes que consistiam em apagar as memórias destes agentes, mudar sua personalidade e assim criar assassinos que cumpram suas missões sem hesitar. Quando a KGB comemorava que o experimento tenha alcançado o êxito pela primeira vez o John escapa e a trama passa para os dias atuais (mas com direito a muitos flashbacks durante os episódios).


Nos dias atuais, o programa é gerenciado pelo própria CIA o que também gera controversas internas.
A trama acompanha primeiramente três agentes: SoYun Park  (Han Hyo-joo) na Coreia do Norte, Doug Mckenna (Brian J. Smith de Sense8)  no Ártico e Stephen Haynes (Patrick Fugit) nos EUA. E de certa forma, há uma conexão entre si durante a trama (sem spoilers).
Cada um vive uma vida normal com sua família, seu trabalho e “do nada” são despertados para realizar missões.
A medida que os episódios vão passando, estes agentes vão se questionando o porquê estão fazendo isso, quem está por trás disso tudo e meio que se rebelam, tentam atender suas próprias morais.

As cenas de ação são muito bem trabalhadas: a sonorização durante as lutas ficou muito boa nos dando a sensação de estarmos realmente ali. Digo mais, estas cenas lembram muito John Wick, quem ai também ama?
Quem também gosta de filmes como B13-13º Distrito vai gostar. Algumas cenas lembram muito o parkour já que os atores usam a habilidade do corpo.
Gosto também quando a história acompanha vários agentes espalhados pelo mundo e mesmo assim todos se ligam rumo a única história no final.
A única ressalva que eu daria é porque de certa forma o seriado aborda o clichê EUA x Rússia. Tantas outras rivalidades poderiam ser abordadas ou criadas (figuradamente falando é claro), não acham?



A primeira temporada deixou vários pontos em aberto, vários personagens sem um final definitivo, mas infelizmente ainda não temos um posicionamento da USA Network, canal que transmitiu em 2019 nos EUA, sobre a continuidade.
Mas enquanto isso, podemos ver a primeira temporada no Streaming da Amazon. 
São 10 episódios com média de 40 minutos cada um, cheios de surpresas!

Treadstone está disponível na Amazon Prime Video!
Tecnologia do Blogger.