Edgar - ESPECIAL LEITURAS DE ANO NOVO

A ciência que explica a vida


Quem nunca sentiu-se distante de tudo? Quando aquilo que tanto você gosta, entende e pensa está fora do compasso de todos?!
Nesse aspecto, somos levados a acompanhar a vida de alguém que só queria encontrar o lugar onde a vida poderia fazer sentido, onde suas características serviriam para promover uma jornada repleta de conhecimento e descobertas. 
Assim, Edgar: Em Busca da Energia dos Ventos, de Giovane Mello e Gustavo Borges, nos mostra que a ciência explica a vida, ao mesmo tempo que a vida comprova tudo o que ciência as vezes só começou a pensar!

Edgard é um castor metido a físico, que fala constantemente sobre a ciência, cálculos e fórmulas a fim de explicar todos os acontecimentos a sua volta. Porém, ao se ver excluído, ele decide encontrar abrigo em outro lugar e lá irá encontrar muito mais do que as explicações que tanto o conhecimento pode trazer, mas o verdadeiro sentido para sua vida!

Giovane Mello e Gustavo Borges (Cebolinha: Recuperação), constroem uma história em quadrinhos onde roteiro e desenhos criam uma fábula onde a busca pelo sentido da vida conduz cada página. O roteiro, repleto de conhecimento científico, transforma o que para muitos pode parecer enfadonho em algo divertido, principalmente quando vemos as reações dos demais para as falas do protagonista ao usar constantemente sua racionalidade. 
Atrelado a isso, o traço utilizado dá uma movimentação única a cada um dos que aparecem nas páginas. Ao realizar esse desenho com animais antropomórficos, Gustavo Borges entrega expressões, gestos e características únicas a cada um deles, sem deixar de lado aspectos da raça a qual pertencem.
Logo a narrativa vai além de referenciar gênios da ciência, fórmulas e conceitos técnicos. A jornada de Edgar pode muito ser comparada a de qualquer um em alguma fase da vida. Onde dúvidas, questionamentos e a busca por um lugar onde tudo possa fazer sentido se torne um combustível para sair da zona de conforto, partindo em uma aventura sem precedentes. E este crescimento fica claro ao percorrermos as páginas e vermos o encontro do protagonista com cada novo ser. Há algo a ser aprendido e principalmente, a comprovação que tudo aquilo que se entende na teoria pode ocorrer na prática, mas não da forma que esperamos e isso não é o fim.
O fato de olhar para toda inteligência que possuímos e partirmos para um novo rumo revela na HQ a capacidade que todos possuem de vivenciar coisas novas, tornando a busca por um sentido ainda mais interessante!

Edgar: Em Busca da Energia dos Ventos é uma fabula sobre a busca pelo sentido da vida, pela forma como usamos nosso conhecimento adquirido ao longo do tempo, porém acima de tudo, é uma jornada de auto-descoberta capaz de nos lembrar que nem sempre as coisas são apenas resultados exatos de uma fórmula. Com um roteiro que torna a ciência divertida e próxima ao leitor, alinhado a um desenho executado de maneira exímia, o quadrinho irá tornar cada página atrativa para adultos e crianças, pautada numa história cativante.
Desta forma, para nos encontrarmos não é necessário abandonar tudo aquilo que acreditamos ou conhecemos, simplesmente é preciso abraçar a bagagem existente ao lado de um passo mais arriscado, nem que ele te faça voar através da energia dos ventos em busca de um novo pensamento para continuar vivendo!

Leitura para o seu ano novo: Edgard - Em Busca da Energia dos Ventos, de Giovane Mello e Gustavo Borges!
Tecnologia do Blogger.