Os Melhores Filmes de 2019 - ESPECIAL

Os quinze melhores filmes de 2019




2019 acabou, chegou ao final, ninguém aguentava mais!

E agora vem aquele momento que todos nós gostamos, hora de listarmos os melhores em diferentes estilos da cultura pop. Para começar, separamos as 15 melhores produções do cinema no ano que passou!
Levamos em consideração produções que estrearam em 2019 no Brasil, além de sua relevância e importância para sétima arte! Por isso, antes de qualquer coisa, temos uma leva de menções para fazer. Filmes importantes que não entraram a lista principal por pouco!

Só para deixar vocês mais cientes de como foi o nosso ano em relação aos filmes:

Realizamos um total de 117 críticas durante o ano.
Mais de 20 especiais.
Mais de 12 artigos relacionados a sétima arte.
Mais de 30 reviews.
Um total de 180 textos originais produzidos em 2019 pela Redação de Cinema do Geek Guia!


Então, se ajeite na cadeira e confira a nossa lisa dos Quinze melhores filmes de 2019 [Insira aqui áudio com salva de palmas]:

15 - Homem-Aranha no AranhaVerso: 2019 certamente começou da melhor maneira! Homem-Aranha: No AranhaVerso é justamente aquela animação que capaz de cativar qualquer um. Desde os fãs mais criteriosos aos que somente viram os filmes da Marvel. Além disso, a produção foi vencedora do Oscar de melhor animação, já garantindo uma continuação para 2022!


14 - Rocketman: Sir Elton John é um dos maiores nomes da música, e agora do cinema. A cinebiografia do cantor, veio na leva de Bohemian Rapdsody, mas diferente do "filme do Queen", este aproveitou para mostrar a carreira, os problemas e as excentricidades do músico britânico, tudo isso acompanhado de uma atuação sensacional de Taron Egerton.


13 - As Golpistas: Contar histórias sobre crises financeiras sempre foram um papel masculino na sétima arte. Até o momento! Jennifer Lopez e suas companheiras mostraram do que são capazes em meio a uma recessão, ao mesmo tempo que fizeram com que grandes magnatas não fugissem da justiça, ainda que não seja aquela cega que conhecemos! Será que Lopez chegará ao Oscar este ano?


12 - Turma da Mônica: Laços: A nostalgia falou mais forte nesta produção! E certamente levou os adultos as lágrias. Adaptando a Graphic Novel de mesmo nome, o filme comandado por Daniel Rezende conseguiu dar vida a Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão de um jeito muito fiel, logicamente, abrindo possibilidade para novas adaptações e uma continuação já marcada para dezembro de 2020!


11 - Coringa: O Palhaço, o Joker, o Mr. J, entra na nossa lista pois certamente foi um dos mais comentados filmes deste ano. Pautado na ótima atuação de Joaquin Phoenix, a trajetória de Arthur pela comédia até o surto que o leva assumir a figura de Coringa se torna um espetáculo de domínio de cenas a cada nova sequência. Ponto para Todd Phillips e um arrepio de raiva em alguns críticos!


10 - Entre Facas e Segredos: Rian Johnson mostrando que nem só de Star Wars vive o homem no cinema! Esse thriller investigativo com toques do famoso jogo Detetive levou espectadores ao questionamento diversas vezes, entregando ao final um desfecho recheado de reviravoltas! Logo, o diretor mostrou que é possível reunir um bom time de Hollywood para contar uma história de mistério nada convencional! Merecido décimo lugar! 


9 - Era Uma Vez em... Hollywood: O nono filme de Taratino coincidentemente está no nono lugar da nossa lista! Para muitos que foram ao cinema esperando que o diretor fosse entregar o auge da violência mostrando o assassinato de Sharon Tate, foram pegos de surpresa com outro momento cheio de visceralidade e um Leonardo Di Caprio portando um lança-chamas! Mais uma vez Tarantino foi lá contar a história que conhecemos à sua maneira!


8 - Capitã Marvel: Mais alto, mais longe e mais rápido! Carol Danvers chegou aos cinemas como a primeira heroína da Marvel a ganhar seu filme solo. Fazendo mais de um bilhão na bilheteria, com Brie Larson sendo a protagonista, a história de origem da Vingadora mais poderosa foi contada de maneira assertiva, mas principalmente se tornou um exemplo representativo para muitas mulheres, jovens e adultas, na sétima arte! Tudo isso sem provar nada ninguém, incluindo você, nerd!


7 - Dois Papas: Fernando Meirelles, cineasta brasileiro, conta boas histórias! E desta vez nos traz os fatos que permearam o Vaticano durante a saída do Papa Bento XVI. De uma maneira diferente, bem humorada e cheia de personalidade, o longa é uma narrativa incrível sobre amizade, responsabilidade a mudanças que ocorrem. Tudo isso através das brilhantes atuações do celebrado Anthony Hopkins e do talentoso Jonathan Pryce.


6 - História de um Casamento
"Adam Driver pegou o Oscar do Coringa e saiu correndo" Morais, Lucas. 2019.
E a realidade talvez seja a que mais cause incômodo, assuste e te faça pensar quando representada em tela de maneira tão nítida. A história sobre um casal em processo de separação é literalmente um "soco no estômago", nos fazendo questionar inúmeras situações do dia a dia e sem dúvidas, nos levando as lágrimas a cada novo diálogo. E que dupla atores,  Scarlett Johansson e Adam Driver, contem conosco pra tudo!


Agora o nosso Top Five! Os nossos Cinco Fabulosos! Os Melhores dos Melhores!

5 - Democracia em Vertigem: Essencial, importante, direto ao ponto! Petra Costa conta como a história do Brasil se desenvolveu até os dias atuais de uma maneira muito próxima, repleta de relatos pessoais e acontecimentos vivenciados na pele. Mostrando as articulações para o golpe que tirou do poder a então presidenta Dilma Roussef, o governo Temer e a eleição de Jair Bolsonaro, o filme é aula de como a democracia funciona, ou não, em um país que infelizmente esquece de tudo quando os períodos eleitorais acontecem. Certamente uma da produções mais importantes de 2019! Merecido o lugar entre os cinco melhores!


4 - Espero a tua (Re) volta: Ainda no cenário dos documentários nacionais, Eliza Capai nos mostra o poder que existe ao se usar a educação como ferramente de transformação na vida de jovens. E principalmente quando esses jovens se tornam protagonistas. Tanto do filme em questão quanto dos movimentos que compõem a história deste longa documental. A diretora surge para dar voz aos estudantes diante de uma situação crucial para continuidade de seus estudos, além de mostrar as diferenças existentes nos pensamentos, sonhos e vontades. Um relato cheio de personalidade, dinâmico e politizado, detentor do quarto lugar da nossa lista com muita satisfação!


3 - Vingadores - Ultimato: Recorde de bilheteria, sucesso de público e crítica, a birra do Scorsese! Vingadores chegou com o pé na porta levando multidões aos cinema e também as lágrimas com o fechamento de 10 anos de Marvel na sétima arte! Com cenas icônicas e momentos que fizeram a sala tremer, literalmente, o maior evento Marvel do ano sem dúvida se tornou o maior evento do cinema do ano, mudando a forma como se faz filmes baseado em quadrinhos de uma maneira impar. Além disso, por conta de Ultimato o Geek Guia adentrou o cenário dos comerciais transmitidos no cinema, mas isso é história para outro texto!


2 - A Vida Invisível: Um murro poético no patriarcado
O nosso representante no Oscar, que infelizmente não conseguiu uma vaga, merece e muito o segundo lugar ao contar a forma como as mulheres são tratadas em nossa cultura. Ao mesmo tempo, expressa a força, a vida e a capacidade de vencer feminina diante do preconceito, do machismo e da cultura imposta. 
Uma verdadeira jornada capaz de emocionar, fazer pensar e acima de tudo, representar com precisão a vida de muitas Eurídeces e Guidas deste país! Além disso, com a presença sempre monumental de Fernanda Montenegro!


1 - Bacurau/ Parasita: Pela primeira vez na história de Drag Race... Não, espera!
Pela primeira vez na história do Geek Guia, um empate!

Sim, duas produções merecem o primeiro lugar justamente por tratarem de temas que se conectam, interligam, dialogam, dentro de suas culturas e com sua maneira única de contar as histórias.
Bacurau é um dos grandes filmes brasileiros dos últimos anos, com uma narrativa demonstrando o quanto somos capazes de lutar pelo que é nosso, pela nossa cultura, por nossa identidade, o longa é um festival de alegorias sobre o Brasil de ontem, hoje e quem sabe, de amanhã, tornando o trabalho de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles icônico!


Parasita vai além do que se espera, com uma atmosfera densa, aos poucos vamos sendo capturados pelo o que ocorre diante de uma luta entre classes. Mostrando de forma clara o que se pode fazer para sobreviver e quem sabe manter-se em pé diversas vezes. Junte isso a um jogo de câmera esplendido, uma fotografia que cria o distanciamento entre os personagens e os lugares onde habitam, além de conseguir surpreender da maneira correta!


Então, parabéns Bacurau e Parasita!

Que seu, o meu, o nosso 2020 seja repleto de boas histórias!
Vá ao cinema, assista em casa, junte os amigos!
Veja filmes nacionais!
Divirta-se! 

O cinema está ao seu alcance e o Geek Guia quer aproximar a sétima arte ainda mais de você!
Tecnologia do Blogger.