Especial de Natal: Klaus!

Você foi bondoso esse ano?


O mito do Papai-Noel percorre diversas culturas e tradições. Alguns dizem que ele vive no Polo Norte, outros, na Lapônia, outrem, falam de sua representação de São Nicolau e há aqueles que acreditam em sua capacidade de viajar o mundo em poucas horas.
Todos os elementos da lenda natalina ganha mais presença nessa animação do mesmo criador de Meu Malvado Favorito, contudo, fugindo de ser apenas um filme de "origem" de algo, Klaus nos entrega bem mais que isso, transformando toda sua experiência em algo mágico! Tal qual a figura que dá nome ao longa!
E você? Já escreveu a sua carta ao bom velhinho?

Jesper é um rapaz egoísta, mimado e que não consegue trabalhar com aquilo que sua família faz, já que são carteiros, os melhores e os mais bem treinados na entrega de mercadorias. Logo, o pai do jovem o manda para a cidade de Smeerensburg, um local que vive em conflito por conta de duas famílias, afetando todo o local. Até o dia que o caminho de Jesper cruza com o de Klaus, um homem que vive na floresta e constrói itens de madeira, assim ambos começam um trabalho que envolve presentes para crianças, fazendo com que tudo no local se transforme completamente.

Sergio Pablos (Meu Malvado Favorito) é quem constrói todo esse universo onde a lenda do Papai-Noel é apresentada de forma dinâmica, sem deixar de lado nenhum dos elementos que permeia o folclore. Usando da animação 2D, os traços ganham uma movimentação fluida, acentuada pelas linhas. A escolha de cores mais sóbrias por conta do clima, fica evidente em sua fotografia, além de fazer das formas arredondadas e até mesmo caricatas o grande trunfo. O visual então se torna um espetáculo, atraindo os olhares de qualquer idade.
Ao mesmo tempo, ao optar por um plano de fundo incomum, o diretor vai aos poucos entregando as nuances que compõem todos as camadas da figura tão famosa do natal. Logicamente, com sequências bem humoradas e emocionantes. 
Desta forma, desde a saída de Jesper do local onde mora, até a chegada a nova cidade, a narrativa começa a trilhar a jornada de descoberta, reencontro consigo mesmo e gentileza! As cartas são motivadoras das ações do Noel e a sua lenda começa a ganhar forma graças as crianças. E é na sutileza dos pequenos que cidade inteira passa a ser afetada pelas mudanças no comportamento deles e da pessoas as sua volta, sejam elas mães, pais e até mesmo uma professora desacreditada.

Um ato gentil de verdade sempre gera mais gentileza!
O roteiro então não se apoia em apenas colocar as informações para que o espectador entenda como o Papai-Noel se tornou o que é, de uma maneira direta vai realizando pequenas lições que certamente vão ser captadas por adultos e crianças com facilidade. Se as pessoas da cidade vivem em conflito, pequenos gestos de auxilio são responsáveis por quebrar o mau humor, arrogância e a violência. Se um menino não recebe o presente que pediu, suas atitudes malvadas são incorporadas na famosa "lista dos levados" e assim gera ao redor uma mudança de comportamento coletiva em prol de ser agraciado por Klaus, que também é alcançado por essa "revolução natalina".

Klaus é um novo clássico do natal no universo das animações!
Com uma história que vai além de contar a origem de um ser tão fantástico, o que encontramos é uma lição sobre a real mudança que pode acontecer através de atos de gentileza para com o próximo. Ao mesmo tempo, a direção realiza um trabalho exímio no utilização do 2D, criando personagens, paisagens e ambientes que são um espetáculo visual, misturado a uma fotografia que enaltece o clima da região e da época.
Enfim, lendas são contadas de formas diferentes, por pessoas diferentes, em lugares diferentes, porém sua essência permanece a mesma, neste caso, há sempre um presente ao final de tudo, há sempre um demonstração de carinho para quem foi bom, não apenas em suas particularidades, mas também com quem está a sua volta. Assim, tudo o que foi construído em volta do Papai-Noel tem a ver com gentileza!

Klaus
Ano: 2019
Direção: Sergio Pablos
Onde consigo assistir? Na Netflix!

Toda segunda do mês de dezembro vamos falar de uma produção, do cinema e das séries com a temática natalina! Não perca!
Tecnologia do Blogger.