Especial de Natal #3:The One With the Holiday Armadillo - Friends

Aquele com o Tatu de Natal


Friends é uma das séries mais celebradas ao redor do mundo!
A produção contou com dez temporadas e acabou em 2002, deixando uma legião de fãs com muita saudade! E logicamente, quando falamos em episódios de séries sobre Natal, não podíamos deixar os seis amigos de fora desse especial.
Para isso, separamos um dos momentos mais engraçados e também cheio de significados que encontramos no episódio 10 da sétima temporada: The One With the Holiday Armadillo ou Aquele sobre o Tatu Natalino!
O quê? Ah, o que um tatu tem a ver com o Natal? Te contamos agora!

Ross quer ensinar seu filho bem sobre as tradições judaicas do Hanukkah! Contudo, Ben está mais ansioso pela chegada o papai noel, os presentes e tudo o que a festa tradicional cristã proporciona. Logo, para tentar explicar pro pequeno de outra forma, Ross vai atrás de uma fantasia do bom velhinho, mas o que sobre é apenas uma roupa de Tatu e assim as coisas ganham outra forma neste natal.

Este episódio de Natal demonstra o auge do sucesso de Friends.
Lançado nos anos 2000, a série já tinha alcançado seu pico de audiência se tornando um dos programas mais assistidos da televisão norte-americana, sustentado lógico pelo carisma de seus protagonistas. O timming para as piadas é aquele que conhecemos já da produção, contudo aqui ganha um tom até mais brando, justamente pela presença de uma criança durante as interações. Mas tudo isso sem perder a graça que existe. Do momento onde Ross vai até loja de fantasias até sua chegada ao apartamento de Monica, já vestido de Tatu, percebemos a forma como a própria série cria seus contos natalinos, sempre envolvendo situações absurdas e inusitadas.
Parte disso se dá por conta da história a ser contada!
Por mais que existam três narrativas ao mesmo tempo, o ponto principal é a relação de Ross e Ben diante do Natal e do Hanukkah! O texto demonstra o quanto é difícil apresentar outro tipo de tradição e cultura, além daquela já marcada pelo mercado e exposta o tempo todo quando dezembro chega! Assim, o esforço em transmitir parte dos ensinamentos que permeiam um legado tão antigo quanto do nascimento de Cristo, é um ótimo elemento para expressar que existe bem mais do que trocar presentes no dia 25!
Ao mesmo tempo, os demais personagens tem suas próprias questões inusitadas para lidar.
Phoebe está com o apartamento pronto e Rachel ainda está morando com Joey, o que faz a jovem perceber que talvez a amiga não queira ir dividir o local com ela. E para que isso não aconteça, vários presentes entram em cena como uma bateria, que acaba incomodando o prédio todo e uma tarantula de estimação! Em outro ponto, Monica e Chandler só querem jantar em um dos melhores restaurantes da cidade, porém o rapaz não consegue subornar o gerente para que possam passar a frente. E isso se repete em outras situações, do Central Perk até na hora de presentear Ben!


Quero usar esse ano para ensinar a ele sobre o Hanukkah!

The One With the Holiday Armadillo, ou Aquele com o Tatu de Natal, possui todos os elementos clássicos que torna Friends uma das melhores séries de todos os tempos. E este episódio natalino sai do costumeiro de outros roteiros sobre a pressa para comprar algo, confusões com preparação de ceia ou atrasos. O texto se propõe de uma maneira bem simples a ir além, mostrando outra tradição, que representa muitas pessoas, que também faz parte da cultura do mês de dezembro, logicamente regado com muitas piadas e acontecimentos nada convencionais.
Se alguns esperam o Papai Noel, Friends nos apresentou o Tatu de Natal, deixando bem claro que tradições podem ser alteradas, modificadas, mas ainda assim, carregando todo o sentimento necessário para unir pessoas e ensinar sobre algo importante!
Feliz Natal e Feliz Hanukkah, pessoas!
Tecnologia do Blogger.