Especial de Natal #2: Um Natal Muito, Muito Louco!

Você já pensou em fugir do Natal?



Para algumas pessoas Natal é uma data importante! Reunir a família, os amigos, trocar presentes, ceia farta e aquela alegria de uma noite mágica. Para outros é um dia qualquer, sem nada de especial, apenas uma data comercial ou uma desculpa para as pessoas parecem mais agradáveis.
Já os Krank tomaram uma decisão diferente: Tirar férias em outro lugar!
Quem nunca pensou nisso?
Um lugar só pra descanso! Longe da confusão de presentear ou de ter que cozinhar!
Imaginaram? Então, é justamente sobre isso que a produção do especial de hoje vai falar!

A família é uma das famílias mais engajadas do natal. Decoração, presentes, doações, tudo é feito conforme a regra e até melhor, mas desta vez com a filha mais velha indo morar em outro país, Luther e Nora tem a ideia de "esquecer o natal", para isso embarcariam para uma viagem à ilhas paradisíacas, porém tudo dá errado quando a filha decide voltar antes. Assim, começa uma verdadeira corrida contra o tempo para preparar o natal!

Joe Roth dirige a produção que tem por trás Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Os Goonies), baseada na obra de Joh Grisham.
Seguindo a cartilha dos filmes sobre o natal de uma maneira um tanto clichê, o longa cria boas sequências de humor, justamente quando os vizinhos tentam fazer com que os Krank venham desistir da ideia do natal daquela forma.
A cultura norte-americana trata o natal como uma data altamente envolvente, com suas decorações, troca de presentes e uma culinária específica, e justamente isso se torna ainda mais presente na produção. O diretor enfatiza os momentos de compra, culinária, ornamentações, assim tornando os protagonistas alvos de situações cada vez mais inusitadas ao tentarem se distanciar da data. Como quando o casal resolve fazer bronzeamento artificial dando de cara com um padre conhecido e outras pessoas ou ao se aglomerarem em frente a sua casa, um coral de natalino começa a cantar as músicas conhecidas, deixando os protagonistas sem outra alternativa ao não ser se esconder no porão!
Esses momentos dão um ritmo cômico assertivo e ao mesmo tempo leve a trama, com piadas encaixadas de forma correta valorizando ainda mais o que pode se tornar engraçado no feriado de natal!

Nós vamos esquecer o natal!

Assim como toda boa narrativa natalina, Um Natal muito, muito louco, se torna uma obra que fala justamente sobre olhar para o próximo em primeiro lugar.
Desde o início, vemos Luther não sabendo lidar com a ida da filha para outro lugar na época, e o alvo de seus planos é Nora, a esposa que sempre é dedicada ao natal como um todo. Nora ajuda os necessitados, se coloca a disposição para auxiliar uma vizinha doente e os demais a sua volta. Já o marido, está preocupado com os gastos, cartões, presentes e o quanto uma viagem para longe disso seria o melhor nesse momento. Até que a filha decide retornar e passar o natal com o casal.
Esse ponto de virada da história se torna então um impulsionador de boas ações que vão se expandindo a medida que o roteiro vai gerando situações em que Nora e Luther precisam de ajuda. Desta forma o sentimento de generosidade demonstrado é a lição principal a ser dividia com o público e com quem no texto precisa aprender um pouco mais!

Um Natal Muito, Muito Louco é uma obra que vai além da simples tentativa de fazer rir! Esse feito é conquistado logo de início, mas a sua narrativa quer levar o espectador a entender um pouco mais da data tema do filme, demonstrando que existe mais do que presentes, comida e decorações. Com uma direção que cria boas sequências engraçadas, a película diverte e emociona, colocando então uma história repleta de clichês como referência essencial para o Natal!
Se os Krank tentaram fugir do natal, será que você consegue? Às vezes não é tão legal assim com sua família, porém fica claro algo que a produção nos revela, família é quem sempre está por perto fazendo o ato de generosidade mais incrível que há!

Um Natal Muito, Muito Louco
Ano: 2004
Diretor: Joe Roth
Onde consigo assistir? No Canal Studio Universal! 

Toda segunda do mês de dezembro vamos falar de uma produção, do cinema e das séries, com a temática natalina! Não perca!
Tecnologia do Blogger.