Especial: O Mundo dos Boardgames - Ligeia

A culpa é dos deuses

Quem é o alvo de suas orações? Qual deus?
Mas seriam os deuses nossos aliados? Será que o caos que existe não é resultado de seu abandono à todos nós pois estão apenas interessados em nossa adoração?
Esses questionamentos servem com precisão para entrarmos no mote desse RPG desenvolvido pelo capixaba Dinho Reis, onde os deuses estão em guerra e o que nos resta é simplesmente pegar em armas para contribuir com as disputas ou se tornar alvo de sua ira! Porém, será que essas são apenas as opções?

O Projeto

O Ligeia é um cenário de fantasia medieval criado em 2004, através de histórias que o desenvolvedor partilhava com os amigos de bairro e escola. Em 2014, Dinho Reis passou a trabalhar no projeto criado então o seus sistema de regras. 
Neste ano, foi lançado o primeiro livro em versão digital, totalmente gratuito, alcançando mais de 5 mil downloads em apenas 1 dia.
O sistema de Ligeia, chamado de Sistema K2, utiliza apenas dados de seis faces (D6) tornando o jogo mais acessível aos participantes da mesa. As rolagens são resolvidas com dois dados ou mais e somando apenas os dois dados com o maior resultado a um dos cinco atributos do personagem. Além disso, o sistema de magias é único, permitindo unir palavras arcanas para criar novas magias e dar o nome que quiser a elas.


A História de Ligeia

Ligeia é um dos seis continentes do mundo de Altar. Um mundo marcado pelas guerras religiosas e místicas, um mundo maculado pelos rastros de deuses profanos que tentam tomá-lo. Ao mesmo tempo, Altar é um lugar onde os mortais sobrevivem, escrevendo seus nomes na história, sejam cavados nos destroços de suas cidades ou pintados a sangue em seus estandartes de guerra. Ser um aventureiro em Ligeia é fazer o serviço sujo para manter a paz para os poucos a sua volta ou mesmo por pura sobrevivência em um lugar onde reina o mais forte, o mais poderoso ou o mais esperto.
O mundo é marcado por essas guerras e os povos sobrevivem do que ainda resta dele. Rios de sangue, mares congelando pouco a pouco e tempestades de corvos cujo simples vislumbre é capaz de traumatizar quem a vê, são algumas das cicatrizes que o mundo de Altar carrega por conta da batalha incessante entre as divindades.
Nesse cenário, os personagens dos jogadores são membros das nações sobreviventes de Ligeia, um dos seis continentes de Altar, lutando por ouro, poder ou pela simples sobrevivência.

É tudo culpa dos deuses. Você não acredita, não é mesmo? Eles travaram batalhas por essas terras há eras. Agora, os rastros da presença deles permeia esse lugar como uma névoa fétida. Os deuses trazem as guerras para o nosso mundo até mesmo entre os nossos. Somos apenas soldados esperando um sinal, uma nevasca cujo frio devora a carne, um rio de sangue cortando nossas plantações ou uma maldita tempestade de corvos que, apenas ao olhar, faria com que você se enforcasse com esse cinto que lhe prende as calças. Alguns conseguem sobrepujar esses horrores e encontrar os tesouros dos que pereceram tentando pará-los, como um legado. Outros simplesmente sucumbem ou se tornam marionetes. E você? O tremor na mão que segura a sua espada é medo ou ira contra eles?


O Livro de Regras de Ligeia


Como todo bom RPG, Ligeia também tem seu livro com as regras necessárias para imergir nessa aventura, trazendo então uma breve descrição sobre o cenário de Ligeia e todo o conteúdo das regras básicas para se jogar. Ensinando também todo o processo de criação de personagem.
São 280 páginas, com um conteúdo que auxilia na criação de cada característica de quem irá participar da aventura. Além disso, o livro traz regras que auxiliam o narrador a criar encontros e aventuras.
E você pode baixar o livro gratuitamente clicando aqui!


O Financiamento Coletivo

O Livro de Regras de Ligeia RPG está em financiamento coletivo no Catarse até o fim do ano, trazendo uma nova versão do livro conhecido digitalmente, desta vez em capa dura com verniz localizado, 280 páginas coloridas em uma gramatura resistente! Junte isso ao Assalto a Torre Cinzenta, uma aventura introdutória, para seis jogadores, em pdf, desenvolvida para ambientar os participantes ao cenário de Ligeia!
Lógico, como todo financiamento coletivo existem recompensas para quem contribuir, que vão desde os livros físicos e as aventuras extras até a participação em mesas do jogo narradas pelo desenvolvedor! 


Ligeia é um projeto de RPG que honra as origens das mesas do jogo, onde temos um cenário pautado em guerras para ser explorado, dando ainda a possibilidade dos participantes de desenvolverem suas próprias aventuras, além de aumentarem suas habilidades a cada nova narrativa!
Com um financiamento coletivo que abrange diversos tipos de apoiadores, o projeto se coloca com recompensas que contribuem para maior interação do público, aproximando o criador com aqueles que irão apreciar sua obra!
Por isso, apoie, jogue e explore Ligeia!

Toda terça do mês de novembro será dedicado a novos projetos no universo dos Boardgames e RPG! Não perca!
Tecnologia do Blogger.