Os Professores da Cultura Pop - Especial

Neste dia tão importante, o nosso carinho aos mestres



Toda jornada do herói possui um elemento importante para sua continuidade, a presença de um mestre. Essa pessoa sábia, sempre surge como a intenção de ajudar, ensinar e cuidar daquele que irá traçar um caminho de aventura. Logicamente, esses professores da cultura pop se manifestam de diferentes formas, alguns poderosos, outros inteligentes, há os altamente engraçados, mas todos tem o mesmo propósito, ser uma figura de referência ao longo da história!

Por isso, hoje, dia 15 de outubro, queremos homenagear aqueles que realizam essa função com tamanha dedicação e empenho, pois através dos personagens citados encontramos referências daqueles que ajudaram na construção de diversas pessoas na vida real.
Aos professores todo o nosso carinho e admiração, hoje e sempre.

E a estes personagens, fica a nossa melhor memória afetiva:

Professor Raimundo - A Escolhinha do Professor Raimundo


Quem é aquele criado por Chico Anysio, vindo de Maranguape, que ensina as figuras mais excêntricas da televisão? Quem? Quem? Quem? Raimundo Nonato!
Criado em 1952, até hoje é um dos personagens que mais expressa, de forma bem humorada, o dia a dia incessante de um professor. Que tenta de inúmeras formas ajudar seus alunos, sempre através de perguntas que certamente seriam facilmente respondidas, mas tudo isso serve para que as piadas façam efeito. A nova versão da Escolinha do Professor Raimundo está no ar, e o personagem título hoje é interpretado por Bruno Mazzeo, já Chico Anysio ficou no papel até 2012!
E o salário, oh!

Mestre Yoda - Saga Star Wars


Você honrar este mestre irá!
Yoda certamente é um dos mestres mais famosos do cinema, não apenas por seguir aquela figura clássica dos anciãos poderosos que sempre tem algo a falar e uma lição a transmitir, porém sua presença se torna icônica devido a fragilidade aparente, que ao longo da saga Star Wars vamos entendendo que carrega um domínio da Força sem igual.
Sem contar que o clássico treinamento de levitar pedras e ficar nas costas do aluno, é justamente aquele momento onde professor tira um leve sarro do seu aluno!


Professor Xavier - X-Men


Um dos mutantes mais poderosos do planeta está na figura de Charles Xavier, o professor X, líder dos X-Men e o telepata com maior demonstração de domínio de sua mutação do mundo.
O personagem já passou por diversas situações nos quadrinhos, e no cinema foi interpretado por James McAvoy e Patrick Stewart, mantendo a postura, a inteligência e a presença paterna deste. Como professor sempre procura lidar com as situações através do diálogo, acreditando sempre na capacidade das pessoas de aceitação e respeito. Uma lição importante demais para os dias de hoje!

Professora Helena  - Carrossel


Doce, amigável e acolhedora, essa era professora Jacinta! O quê? Achou que ela se chamava Helena? Achou errado caro coleguinha! 
A professora Helena que conhecemos da clássica novela mexicana Carrossel, tinha este nome no original, mas que em nada mudava a forma como tratava os seus alunos e lhes ensinava fatos importantes, principalmente o convívio com quem é diferente de você!
Certamente, todos nós tivemos, em algum momento, aquela professora que lembrava Helena!

Dewey Finn - Escola de Rock


Da lista este é o que não tinha intenção de se tornar professor! E por conta de uma mentira acabou indo parar na sala de aula! Mas o que Dewey Finn, interpretado por Jack Black, não esperava era se apegar aos alunos, ao mesmo tempo que as crianças formariam a melhor banda de rock que ele poderia montar! Escola de Rock é aquele clássico da cultura pop que envolve música, bom humor e um jeito todo diferenciado de falar sobre o papel da escola e a forma como podemos mudar o ambiente de ensino!

Professor Dumbledore - Saga Harry Potter


Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, é o nome de um dos bruxos mais fortes de todos os tempos, detentor da varinha das varinhas, mestre de Harry Potter, o menino que sobreviveu, e um dos oponentes diretos de Você Sabe Quem!
Dumbledore é sempre lembrado em listas assim por sua sabedoria sem igual, pelas frases emblemáticas e ajuda ao herói quando ele mais precisa. Sua morte na literatura foi uma das mais comentadas e sentida pelos leitores, e no cinema, já foi interpretado por três atores, Richard Harris, Michael Gambon e Jude Law.

Professor Girafales - Chaves


Tá Tá Tá Tá Tá!
Você conhece muito bem essa expressão!
O professor linguiça, digo, Girafales, é aquele que por mais que as coisas não pareçam boas na escola, sempre dá um jeito para que seus alunos consigam aprender ao menos uma lição. E quando não está ensinando, há sempre uma xícara de café a sua espera. Fora isso, sabemos que ele canta, toca violão, sempre acompanhado de seu chapéu, charuto e um buquê de flores para Dona Florinda.
Rubén Aguirre foi quem interpretou esse personagem tão importante da série mexicana Chaves e  infelizmente, faleceu em 2016!

Professor John Keating - Sociedade dos Poetas Mortos


"Ó Capitão! meu Capitão! Finda é a temível jornada,
Vencida cada tormenta, a busca foi laureada."
Essa palavras são do autor Walt Whitman, e parafraseadas por John Keating, um professor que chega a uma escola preparatória com a intenção de mudar a forma de pensamento de seus alunos, os lembrando da capacidade de desenvolverem o senso crítico e a liberdade em perseguir os seus sonhos. Interpretado de maneira incrível por Robin Williams, este é um daqueles professores que certamente sonhamos em ter encontrado um dia. 

Senhor Miyagi - Karatê Kid


Pinta a cerca, limpa o carro!
Que tipo de treinamento é esse?
Sim, Daniel certamente pensou isso, mas com o tempo foi entendendo a capacidade de seu mestre em ensinar mais do que simplesmente se defender, trazendo os ensinamentos que serviriam para vencer as lutas que a vida poderia apresentar. De um jeito bem humorado e ao mesmo tempo sábio, Pat Morita deu vida a este personagem que sempre é lembrado quando alguém irá passar por um tipo de treinamento, pois ninguém supera a forma excêntrica de ensinar do Senhor Miyagi!

Minerva McGonagall - Saga Harry Potter


Alguns de seus alunos são realmente babuínos bobocas balbuciando em bando!
Minerva McGonagall não é apenas uma professora de transfiguração, é um das bruxas mais poderosas de sua época, além de ex-diretora de Hogwarts. Sua presença expressa toda sabedoria e também seriedade que sua profissão exige, pois cuidar da casa de Grifinória não é fácil, principalmente quando um trio de bruxos decidia aprontar.
No cinema, ganhou vida pela brilhante Maggie Smith!

Professora Honey - Matilda


Aquela que instigou o poder da leitura!
A professora Honey é aquela figura capaz de enxergar além de suas limitações e dilemas. Com um olhar apurado, procura cativar os alunos, trazendo novos métodos pra sala de aula, mesmo que isso não seja de acordo com o que a senhorita Trunchbull ordena. E como toda a professora, estimula a leitura e a inteligência de seus alunos, e no caso de Matilda, o uso de seus poderes que irão fazer uma revolução na escola.

Professor Tibúrcio - Rá-Tim-Bum


Olá, classe!
Com certeza você aprendeu alguma coisa com ele e até mesmo respondia a saudação quando era o seu momento no Rá-Tim-Bum da TV Cultura.
Criado por Marcelo Tas, o professor Tibúrcio trouxe aquela forma divertida e simples de aprender as curiosidades do dia a dia, além de sempre estimular quem assistia a procurar saber um pouco mais dos assuntos. Um daqueles mestres que sentimos saudades das lições.

Além deles podemos citar o Professor Pardal, a professora do Charlie Brown, professora Edna Krabappel dos SimpsonsWalter White de Breaking Bad, o diretor John Clarke de Meu Mestre, Minha Vida, Will Shulster de Glee, a professora Katherine Watson de O Sorriso de Mona Lisa, a Professora Louanne Johnson de Mentes Perigosas, o professor Mark Thackeray de Ao mestre, Com Carinho, Dona Marocas de Chico BentoMestre Splinter de As Tartarugas Ninjas.

São tantos nomes, por isso fica nossa admiração, honra e carinho por cada professor da vida real que realiza seu trabalho com empenho e dedicação, que supera obstáculos físicos e pessoais, para manter a qualidade de suas atividades, acreditando na transformação que só o conhecimento pode trazer!
Parabéns professores!
Tecnologia do Blogger.