Dr. Stone - INDICAÇÃO

Qual a fórmula para salvar a humanidade?


Seja sincero neste momento: você prestava atenção nas aulas de química da escola?
Lembra da tabela periódica, das ligações, reações e compostos?
Não? Sim?!
Então, se hoje você é daqueles que detestava essas aulas, porém é amante de animes, só podemos te avisar que temos uma produção que mescla o melhor dos shounen com todas aquelas teorias, matérias e lições da sala de aula. Simplesmente para mostrar que boas histórias podem carregar todo o conhecimento necessário para misturas fantásticas ou que é preciso para salvar o mundo e a humanidade de um colapso!

Certo dia uma luz misteriosa transformou todos os humanos em pedra. De onde ela veio? Como aconteceu? O mistério está lançado e com isso, a Terra deixou de se tornar lar das pessoas que agora se tornaram apenas estátuas!
Assim, 3700 anos depois, os amigos Senku e Taiju conseguem voltar a vida e agora procuram uma forma de trazer as pessoas de volta ao normal com o poder da ciência!

Adaptando o mangá homônimo, escrito por Riichiro Inagaki, a produção conta com 24 episódios que possuem pouco mais de vinte minutos e, uma história que será capaz de cativar, instigar e entreter.
O interessante é a forma como o design de produção imagina a Terra por volta do ano de 5000. Os lugares como florestas, montanhas, rios, são reproduzidos de uma maneira bonita visualmente, dando ao traço empregado tanto nos ambientes quanto nos personagens, ainda mais vivacidade.
Desta forma, a trama possui um ritmo em que por mais que se aproveite o didatismo para falar de química e ciência, os acontecimentos se tornam cada vez mais repletos de expectativas. Tudo isso graças a uma edição que vai criando sequências onde a motivação dos protagonistas também se torna a do espectador, que vai torcendo para que os experimentos surtam o efeito esperado.


Por isso, o anime se baseia em informações reais acerca de como a ciência pode ser empregada nessa situação. Tanto que avisos surgem na tela para lembrar a quem assiste que não se deve tentar reproduzir o que está sendo realizado na história. 
Logo, a narrativa nos entrega logo de cara o mistério do que realmente aconteceu com o planeta, a forma como lidamos com os outros, o conhecimento que deve ser empregado pelo bem coletivo e o ímpeto do ser humano em tentar realizar tudo através da força.
Nesse sentido, temos a dinâmica entre os dois personagens principais: 
Senku é um gênio da ciência e, apesar de ainda ser um estudante, sobressai em seu raciocínio, capacidade de criar e a lógica expressa a cada nova ideia que possui para salvar a humanidade. Já Taiju representa a força braçal, demonstrada de forma essencial para restaurar tudo o que se perdeu quando as pessoas se tornaram pedra. Ademais, não existe aqui aquele clichê das personalidades divergentes que precisam conviver entre conflitos, o que encontramos é a dinâmica realizada que comprova a complementação de um para com o outro nessa fase de restabelecer o mundo como o conhecemos. Contudo, os perigos irão surgir, mesmo que não haja tantas figuras circulando por aí, vão além do que os amigos imaginaram!

Dr. Stone entra para a leva de ótimos animes de 2019, unindo um gênero clássico com a dinâmica da ciência e o seu uso.
Ousando representar um futuro distópico várias vezes, atrelado a necessidade de reconstrução de civilizações, a produção ganha ainda mais força quando adentramos um texto que consegue intercalar o drama da humanidade com os experimentos que serão realizados. Logicamente agregando aquele humor, perigos e a ação assertiva a cada nova situação.
Por isso, não fique aí petrificado, pare, imagine, tente criar! Misture seus melhores compostos e embarque nessa jornada onde a ciência será sua principal aliada e as descobertas, serão importantes para recuperar tudo aquilo que parecia impossível de trazer de volta! 
Pois se tem algo que aprendemos aqui é que se pode alcançar qualquer coisa através da aplicação diligente da ciência!

Dr. Stone está disponível no Brasil no catálogo da Crunchyroll!
Tecnologia do Blogger.