Privacidade Hackeada - REVIEW

“Quem já viu uma propaganda que te convenceu de que seu microfone ouvia suas conversas?"



É com o questionamento do professor David Carroll que iniciamos o documentário sobre a maior empresa de dados do planeta, a Cambridge Analytica. 
Os fatos acontecem partindo da decisão de David em processar a empresa pedindo todos os dados coletados por ela durante o período que antecedeu as eleições de 2016 nos Estados Unidos.
A partir daí o mundo passa a enxergar, o até então não comentado, mundo da internet de dados. Todas as suas curtidas, interações, compras no cartão de crédito, lugares que visita, pesquisas na internet, tudo é coletado em tempo real em uma indústria de um trilhão de dólares por ano, tornando os dados um bem mais valioso que o petróleo.

Após a viagem de David ao Reino Unido para o decorrer do processo, conhecemos Carole Cadwalladr, jornalista do The Guardian que investigou a Cambridge durante muito tempo e publicou diversas matérias sobre a mesma.
No decorrer de seu processo, David apresenta a nós outro personagem importante para o decorrer dos fatos: Christopher Wylie. Ex-funcionário da Cambridge Analytica que coopera nas investigações. Ele torna públicos os atos de sua antiga empresa e se torna o rosto no caso, até que outra peça fundamental, e ouso dizer a principal do caso, surge: Brittany Kaiser.

Brittany, outra ex-funcionária de posição mais elevada dentro da empresa, dá ao espectador e ao mundo não só depoimentos, mas provas. O documentário acompanha Brittany de perto mostrando as reações dela a cada novo acontecimento. Esse é o ponto chave para prender o espectador!
Ao dar um tom intimista e mostrar outra perspectiva de situações tão conhecidas da mídia a partir de instrumentos chaves para que eles ocorressem, o documentário torna os eventos inda mais interessantes.

Tudo isso sem a desinformação. 
Mesmo que você não faça ideia de todos os fatos, como as Eleições de 2016 nos Estados Unidos, ou sobre o Brexit (saída do Reino Unido da União Européia), o documentário te esclarece os pontos e associa a pontos mais conhecidos como os memes do Mark Zuckerberg e até mesmo as eleições no Brasil. Os diretores Karim Amer e Jehane Noujaim conseguiram entregar ao público um resumo dos acontecimentos de forma lúdica e mais importante que isso, trazer o importante tema da Internet de Dados à tona novamente, afinal, defende que a privacidade sobre o uso de dados é um direito a ser protegido.
Tecnologia do Blogger.