Ads Top

Os Beatles e a Cultura Pop - ESPECIAL

Do submarino amarelo ao garoto de Liverpool, os Beatles são até hoje referência


É impossível falar de música sem citar os Beatles!
Os quatro garotos de Liverpool foram responsáveis por uma revolução mundial no cenário fonográfico, além de traçarem um caminho por diversas outras mídias, o que proporcionaria para o futuro do cinema, das séries, dos quadrinhos, dos games, diversas referências a essa banda tão importante do rock mundial.
E com a chegada de Yesterday nos cinemas, filme de Danny Boyle que tem a banda como elemento principal da narrativa, vamos permear um pouco das história, dos filmes e da música que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr deixaram como legado.

Uma Breve História da Banda

Criada em 1956, ‘The Beatles’ foi uma banda de rock, formada na cidade de Liverpool, na Inglaterra, seus integrantes eram: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). Inicialmente a banda seria chamada de Silver Beetles, uma referência a uma determinada espécie de besouros. Diz a história que foi John Lennon que sugeriu que o nome mudasse para The Beatles por conta da palavra “beat”, que na língua inglesa significa ritmo ou batida.
A onda de sucesso dos jovens, ou a beatlemania, se espalhou pelo mundo inteiro. Alguns dizem que o estilo foi revolucionário, as canções que trabalhavam temáticas contestadoras, logo abraçaram uma leva de fãs. Junte isso um conceito visual marcante desde os cabelos compridos, roupas de ditavam tendência e uma mescla de acessórios para definir suas personalidades.
Porém, a banda começou a entrar em crise, em função de divergências empresariais, no final dos anos 60, terminando em 1970. John Lennon seguiu carreira solo, com participação de sua esposa Yoko Ono (que muitos apontam como a causadora da cisão da banda), mas o músico foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, por um fã, na porta do prédio em que morava em Nova York.
Os Beatles ganharam 9 "Grammy Awards": em 1964 ("Best New Artists"), 1966 ("Song Of The Year") Michelle; 1967, 4 pelo Sgt. Pepper's; em 1969, Abbey Road e em 1970, "Best Original Soundtrack), Let It Be e venderam mais de 1 bilhão de discos!

O desenho dos Beatles




Produzida em 1965, a série de desenhos animados dos Beatles surgiu pelas mãos de Al Brodax, da King Features, para a rede de TV ABC. Os primeiros esquetes dos personagens foram elaborados por Peter Sander, e as animações ficavam com a TVC (TV Cartoons Ltd), de Londres e da Astransa, de Sidney, Austrália. Os animadores se inspiraram na postura dos Beatles em fotos e apresentações ao vivo.
As histórias eram simples onde John era o líder, Paul o mais elegante e estiloso, George era um pouco curvado e suas pernas longas e finas eram sua característica mais marcante e Ringo destacava-se como o mais desconjuntado, um visual coerente com suas palhaçadas. A série “Beatles Cartoons” foi composta de 39 episódios com dois temas principais ou 78 episódios. As imagens foram ao ar de setembro de 1965 a setembro de 1969.

Os Beatles e o Cinema


Mas não é só no universo musical que a banda se tornou um ícone, houve também uma aventura pela sétima arte, não apenas com a presença dos quatro músicos, mas também com referências, trilha sonora e outras obras que assumiram em sua narrativa a presença ou os clássicos da banda.
Por isso, vamos listar obras protagonizadas e que adaptam suas histórias e músicas:

Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day's Night) – 1964 
O primeiro filme da banda tinha como intenção divulgar ainda mais o grupo. Produzido em preto e branco, a história mostra a recepção por parte das fãs da banda, como suas músicas empolgavam e a beatlemania tomando conta.

Help! – 1965 
Na história, os Beatles são perseguidos por membros de um culto indiano que querem a todo custo o anel que Ringo está usando.  O filme não teve boa recepção por parte da crítica, mas para os fãs o fato de ter em sua trilha as músicas Help!, Ticket to Ride, Another Girl, The Night Before e I Need You já vale a obra inteira.

The Magical Mystery Tour – 1967 
A produção mais bizarra, estranha e mal executada dos Beatles, segundo os especialistas da época.
Produzido e dirigido pelo próprio grupo, o filme foi idealizado para não ter um roteiro específico, com o objetivo de coletar diálogos improvisados, junto com vários clipes de músicas do disco The Magical Mystery Tour.

Yellow Submarine - 1968 
Até hoje referência em e para diversas outras obras da cultura pop, a animação Yellow Submarine retomou o sucesso do grupo no cinema. Lançado em 1968, o desenho animado conta a história da cidade de Pepperland, cidade que é invadida pelos Maldosos Azuis. Para recuperar a alegria e a música do lugar, os Beatles são chamados para viajar em um submarino amarelo, onde vão passar por diversas aventuras.

Let It Be – 1970 
O filme traz a famosa apresentação (a última considerada oficial) de John, Paul, George e Ringo no telhado da gravadora, além de mostrar o desgaste da banda, conflitos internos e externos e algumas discussões. O que é totalmente diferente da ideia inicial, que seria apenas mostrar como a banda criava um novo álbum.

Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand) – 1978 
Dirigido por Robert Zemeckis (De Volta Para O Futuro), o filme mostra seis jovens fanáticos pelos Beatles que se reúnem em Nova York, onde farão de tudo para assistir a primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, no programa do Ed Sullivan. Isso tudo logo após eles lançarem a música "I Wanna Hold Your Hand".

Backbeat – Os Cinco rapazes de Liverpool – 1994 
A história acontece em Liverpool, no ano de 1960, onde John Lennon  e Stuart Sutcliffe  organizam uma viagem a Hamburgo para tocar com Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em bares. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann assistir uma de suas apresentações ele fica entusiasmado com a banda, já batizada de The Beatles, e convence sua namorada, Astrid, a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda, que acaba recebendo um convite para gravar seu primeiro disco.

Across The Universe – 2007 
Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy juntamente com uma série de figuras excêntricas. Jude e Lucy começam a se apaixonar, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã. O filme embalado pela trilha dos Beatles se tornou um sucesso na época

Nowehere Boy (O Garoto de Liverpool) - 2009 
John Lennon, abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, vive com seus tios George e Mimi. Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente rigorosa. No funeral do tio ele vê sua mãe, que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock'n'roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock

Yesterday - 2019
Após sofrer um acidente, um cantor-compositor acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Logo ele vê a chance de fazer sucesso, usando as músicas de seus ídolos como se fossem suas, alcançando o estrelato de um jeito semelhante, porém, existem consequências quando a fama se torna real.
Danny Boyle cria então essa realidade onde ninguém sequer ouviu falar nos garotos de Liverpool, onde a Abbey Road é apenas uma rua e nada que envolva um tal submarino amarelo fez uma legião de fãs. Nessa brincadeira de narrativa vamos entender como se dá a construção de um sucesso, tanto ao redor do músico quanto as reações do mesmo com o que está a sua volta.

Um sucesso na música, na televisão, no cinema, os Beatles até hoje possuem uma legião de fãs, apesar das controversas, das situações de conflitos e de um fim trágico para um de seus membros, a banda ainda se torna referência em inúmeras obras que vão das séries aos games, da música às animações. É inegável então que o grupo se faz presente dentro da cultura pop como um grande canal de uma revolução musical, empresarial e cultural.
O rock ganhou nova proporção, a música se tornou popular e até mesmo a violência por um dia não teve espaço. Desta forma, entre polêmicas, erros e muitos acertos, os Beatles são lembrados, relembrados e apreciados, pois a cultura pop não seria a mesma sem os quatro garotos de Liverpool!

Yesterday, que traz os Beatles em sua história, estreia nesta quinta-feira, dia 29 de agosto. Nossa crítica será lançada na sexta e os comentários em nossa Live do Facebook.
Não perca!
Tecnologia do Blogger.