Os Cavaleiros do Zodíaco - ESPECIAL

Faça elevar, o cosmo do seu coração, todo mal combater, despertar o poder...


O ano é 1994, muitos de nós, crianças, e alguns nem nascidos ainda. Mas um fenômeno começava a ganhar forma, exibido como algo inovador nos desenhos animados, o primeiro contato foi com uma tal Guerra Galática, uma batalha entre Cavaleiros que usavam a armadura de suas constelações. O vencedor ganharia a armadura de ouro de Sagitário e também protegeria uma jovem chamada Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena na Terra.
Esse resumo básico é o que a princípio conhecíamos de Os Cavaleiros do Zodíaco, porém o anime original da década de oitenta, ganhou uma popularidade sem igual, trazendo não só audiência para a antiga TV Manchete, faria também com que muitos daqueles que acompanham as histórias japoneses hoje, tivessem o primeiro contato com este universo. E se aproximando a estreia da nova série produzida pela Netflix, vamos permear então o histórico de Seiya e seus corajosos amigos!

Criação e exibição

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco  é uma série japonesa de mangá e anime escrita e ilustrada por Masami Kurumada. Foi publicada originalmente em dezembro de 1985, sendo sua primeira edição divida em duas partes. E adaptada para anime de 114 episódios pela Toei Animation de 1986 a 1989, divididos em três sagas:  Santuário (episódios 1–73); Asgard, exclusiva do anime (episódios 74–99) e Poseidon (episódios 100–114).
Logo, a história dos Defensores de Atena começou a ser conhecida no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, depois que se tornou sucesso na França em 1988, o que foi também o primeiro lançamento estrangeiro da série. Em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries OVAs de 31 episódios, tendo a última finalizada em 2008, adaptando restante da história do mangá.

A História

Seiya é um orfão, que assim como outros jovens, é enviado a um local diferente do mundo para treinar e obter a armadura de bronze de sua constelação, no caso dele, a de Pégaso. Assim, que a conquistasse ele retornaria ao Japão, para ser um dos Cavaleiros da deusa Atena, que agora estava reencarnada na jovem Saori Kido. Ele se junta a Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Ikki de Fênix e Shun de Andrômeda para proteger a deusa dos perigos, defendendo a justiça e a paz.
Porém o Santuário, local onde habitam os Cavaleiros de Ouro, que também juraram proteger a deusa da sabedoria e da guerra, não acreditam que a garota seja quem diz que é, por isso, uma batalha entre os cavaleiros de bronze e os de ouro se aproxima, o que colocará a vida de Saori em perigo e o destino da Terra.


Sagas

Santuário - Episódio 1 ao 73 - Esta saga é dividida em seis partes: Guerra Galática, Os Cavaleiros Negros, As Forças Ocultas do Santuário, Os Cavaleiros de Prata, Os Cavaleiros de Ouro e a Batalha das Doze Casas.
O que move a história é a tentativa do falso mestre do Santuário tenta matar a reencarnação da deusa Atena, mas acaba sendo impedido pelo cavaleiro de ouro Aiolos de Sagitário.
O cavaleiro é acusado de traição e é assassinado por Shura de Capricórnio, só que antes de falecer, Aiolos entrega a deusa aos cuidados de Mitsumasa Kido, que a cria como sua neta no Japão e lhe dá o nome de Saori Kido, ele então decide treinar diversos órfãos para se tornarem Cavaleiros de Atena.
O ponto alto da saga é a batalha das doze casas, onde Seiya e os amigos, vão atravessando cada um dos salões guardados por um cavaleiro de ouro, a medida que também vão aumentando seu nível de habilidades e poder, culminando no embate contra Saga de Gêmeos.

Asgard - Episódio 74 ao 99 - A sacerdotisa de Odín, Hilda de Polaris, declarou guerra ao Santuário.
A sua missão era orar para que o gelo eterno se mantivesse, mas um estranho poder pôs sua mão sobre o anel de Nibelungo, e a personalidade de Hilda mudou completamente. Para evitar um desastre, Atena ocupa seu lugar e começa a rezar para que o gelo não derreta. Com isso os Cavaleiros de Bronze vão ao auxílio de Saori, mas para derrotar o mal que controla Asgard terão que enfrentar os Guerreiros Deuses.
Esta saga existe exclusivamente no anime!

Poseidon - Episódios 100 ao 114 - No final da batalha contra os Guerreiros Deuses de Asgard, Saori é raptada por uma onda gigante e os cavaleiros descobrem que o verdadeiro inimigo, que estava controlando Hilda através do anel de Nibelungo, é o deus dos mares Poseidon. Sua intenção é destruir toda a Terra, submergindo-a em suas águas e a tornando parte de seu reino.
Com a ajuda de Hilda e Freya, os cavaleiros de bronze conseguem chegar ao reino submerso e descobrem que, para salvar Atena, teriam de destruir os pilares que sustentam o santuário de Poseidon, protegidos pelos Generais Marinas.

Hades - Esta saga foi lançada como OVA, contando com 31 episódios divididos em três partes: Santuário, Inferno e Elísios.
A rebelião de Saga de Gêmeos, as batalhas em Asgard e o despertar de Poseidon logo em seguida, enfraqueceram ainda mais o efeito do Selo de Atena, chegando finalmente o dia em que o mesmo se desfez. Assim foram libertados os 108 espectros de 108 estrelas malignas, aliados de Hades.
O deus do submundo tem como objetivo destruir todos seres humanos, dessa forma, expandir seu reino à superfície. Além de seus seguidores, Hades, apoderado do corpo de Shun, revive Cavaleiros de Atena mortos nas batalhas anteriores, os prometendo a vida, caso lhe entreguem a deusa, dando início a uma nova guerra santa. O que resultará em inúmeros sacrifícios e perdas!


Outras produções

Lost Canvas (2009) - A série tem como protagonista o cavaleiro de bronze de pégaso do século XVIII, Tenma. Ele é um orfão que cresceu junto e tem uma ligação forte com alone, o hospedeiro do maligno deus Hades, e com Sasha, a encarnação da deusa Atena. Apesar de apresentar uma nova Guerra Santa, primeiramente vista na Saga de Hades da obra original, The lost canvas se passa dois séculos antes da Guerra contra Hades enfrentada por Seiya de Pégaso e seus amigos. Por este motivo, vários personagens conhecidos na obra original de Massami Kurumada também participam deste mangá, como Dohko de libra e Hypnos, mas sua apresentação e progresso na história são diferentes de como se dão no Século XX.


Alma de Ouro (2015) - Depois de sacrificarem suas vidas para derrubarem o Muro das Lamentações para ajudar Seiya e seus amigos, todos os doze Cavaleiros de Ouro são revividos, com um novo inimigo esperando por eles em Asgard, onde terão que lutar uma vez mais.


Saintia Sho (2018) - Shoko é uma menina que teve contato quando pequena com a deusa da discórdia Éris, mas antes que algo pior lhe acontecesse, Milo de Escorpião, um cavaleiro de ouro, surgiu para salvar a jovem. Logo ele avisa que ela e sua irmã, Kyoko, nasceram sob um destino cruel. 
Ao crescerem, Kyoko se tornou uma Saintia, uma cavaleira da deusa Atena, entretanto quando a vida de sua irmã corre perigo, ela se sacrifica dando a oportunidade para a Deusa Éris retornar. Assim, cabe a Shoko descobrir o poder que há dentro de si para derrotar essa ameaça, proteger Atena e resgatar a sua irmã!


Curiosidades

1 - Algo que apenas os leitores do mangá sabem, é que Mitsumasa Kido, é pai dos 100 supostos órfãos. Os Cavaleiros de bronze são todos meio-irmãos com exceção de Shun e Ikki que têm a mesma mãe!

2 - Kurumada escolheu o título para seu manga como “Saint Seiya” depois de desenvolver o conceito dos defensores de Athena, que são chamados de “Saints” na obra original.

3 - Camus, Cavaleiro de Ouro de Aquário é um dos poucos santos franceses e faz referência ao Albert Camus, um dramaturgo, romancista e ensaísta francês nascido na Argélia.

4 - O sangue pode regenerar uma armadura destruída, mas há uma exceção notável: a Armadura de fênix que pode se regenerar sozinha, mesmo quando reduzida a cinzas.

5 - O Cavaleiro de Touro, Aldebaran, é nascido, criado e treinou no Brasil para se tornar um Cavaleiro de Atena.

6 - Um anime chamado Saint Seiya Ômega foi lançado em 2012 e se passa  25 anos após a conclusão das guerras do século 20 narradas no mangá. Após um conflito com o deus Marte, Seiya de Sagitário e seus amigos foram impedidos de queimar seus cosmos e Atena teve de se refugiar numa ilha onde treina novos cavaleiros para derrotar Marte.

7- Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário é um filme lançado em 2014, que reconta a história da batalha das doze casas. A produção foi realizada em comemoração aos 40 anos de carreira de Masami Kurumada, que foi produtor executivo do longa feito em CGI.

8- Em Saint Seiya Saintia Sho, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, saga, se revela como sendo o deus da guerra Ares, ao final da primeira temporada do anime!

A Série da Netflix

Chegando no serviço de Streaming no dia 19 de julho de 2019, Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, será uma série baseada na obra de  Masami Kurumada, e contará principalmente a saga do santuário, trazendo uma nova perspectiva para a história.
A primeira temporada contará com 12 episódios de 30 minutos,tem o roteiro assinado por Eugene Son, de Avengers: Secret Wars. A produção está a cargo da Toei Animation, e Yoshiharu Ashino ficará responsável pela direção.

E você? Ansioso para a nova série de Cavaleiros do Zodíaco?
Teremos crítica da produção e comentários em nossa Live de Sexta, não perca!
Tecnologia do Blogger.