25 de Maio - Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd/Geek

Mais um ano sendo Nerd e a gente ama isso!


Mais um dia 25 de maio chegou para os nerds mochileiros: O Dia da Toalha, comemorado em todo o mundo desde 2001 como forma de homenagear Douglas Adams - que faleceu em 11 de maio de 2001 - o pai dos mochileiros, senhor do mundo geek, rei da ficção científica cômica e um dos escritores mais admirados pela comunidade nerd do mundo inteiro. 

Todo mundo sabe como esse dia surgiu não é meixmo? (se você não sabe, aconselho a clicar nesse link aqui) E já que no último ano eu ensinei a vocês como usar de forma eficiente suas toalhas - supondo que vocês saibam onde estão suas toalhas -, nesse ano eu trago a vocês uma lista incrível de filmes e séries para assistirem enquanto usam a toalha como travesseiro, ou como cobertor, ou para espantar algum monstro intergaláctico, ou ainda, quem sabe, usá-la para proteger-se de emanações tóxicas. 

Então seguimos com nossa lista para que você comemore em grande estilo este dia inteiro dedicado a você nerd! 

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança

É de conhecimento geral que, após seu surgimento em 25 de maio de 2001, o Dia da Toalha se tornou também, em 2006, o Dia do Orgulho Nerd/Geek, isso porque foi nessa mesma data lá em 1977, que o primeiro filme da saga Star Wars - o episódio IV - foi lançado nos Estados Unidos. De lá pra cá não só o episódio IV como todos os filmes da série de películas criada por George Lucas tem sido alguns dos símbolos da cultura Geek/Nerd. 
Star Wars : Episódio IV - Uma Nova Esperança foi um marco no que tange efeitos visuais e sci-fi. Considerando o período em que o filme foi lançado, foi uma surpresa e tanto para o público ver armas a laser e sabres de luz extremamente cortantes zunindo na tela, isso sem falar que o filme foi a maior bilheteria de todos os tempos na época, marco atrás de marco no mercado cinematográfico. Foi o Episódio IV que nos apresentou algumas figuras emblemáticas como a incrível Princesa Lea Organa (Carrie Fisher), o protagonista Luke Skywalker (Mark Hamill), o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi (Sir Alec) e o melhor pai da galáxia, Darth Vader (interpretado por David Prowse na trilogia original).
Sem dúvida alguma, é um filme para passar em grande estilo pelo Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd/Geek.


O Guia do Mochileiro das Galáxias

Baseado no livro homônimo de Douglas Adams, o mesmo que deu vida a essa data que comemoramos, O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma adaptação que foi lançada em abril de 2005 no Reino Unido e que tornou a série de livros de Adams um pouco mais conhecida no mundo inteiro. Com direção de Garth Jennings (Sing - Quem canta seus males espanta), a película traz Martin Freeman, nosso eterno Bilbo Bolseiro, no papel de Arthur Dent, que está tentando evitar que sua casa seja demolida quando seu amigo Ford Prefect (Mos Def, Uma Saída de Mestre) o carrega para uma viagem espacial. O que Arthur não sabia era que seu amigo era um alienígena que acabou de o salvar da total destruição do planeta terra. A partir daí, Arthur e Ford partem pela espaço em busca de respostas para a vida, o universo e tudo mais. Apesar do sucesso feito pela série de 5 livros, o filme não seguiu o mesmo caminho, de forma que até hoje não tivemos nenhuma continuação. Vale ressaltar que esta não foi a primeira adaptação de O Guia do Mochileiro das Galáxias no mercado audiovisual. Em 1981 o livro virou série, trazendo Simon Jones (Monty Python) como Arthur Dent. Simon também interpretou Arthur Dent no Guia para a rádio e fez uma participação especial no filme de 2005. É um filme que vale a pena conferir se você gosta dos livros de Douglas Adams e também se você quer conhecer o Guia mas ainda não conseguiu ler os livros. 


Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

A minha série queridinha - claro, redatora de séries que sou, não indicaria somente filmes né? - baseada também em uma obra de Douglas Adams, o livro homônimo lançado em 1987. Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é uma incrível e grata surpresa para os fãs insatisfeitos com as adaptações feitas a partir de obras de Douglas. Lançada em 2016 pela BBC sob direção de Max Landis (roteirista de Bright), a série é o que há de mais incrível em se tratando das produções relacionadas ao Guia. Dirk Gently (Samuel Barnett) é um detetive holístico que resolve todos os seus casos de forma intuitiva e casual de acordo com o que o universo e os acontecimentos dão a ele, tudo na companhia de Todd Brotzman - o outro hobbit, Elijah Wood, será se temos uma relação entre Tolkien e Adams? -, um concierge que se vê inserido nos mistérios do detetive de forma totalmente atrapalhada e por acaso, ou nem tanto já que, como diria Dirk “Tudo está conectado”. Infelizmente a série que conta com 2 temporadas completas disponíveis na Netflix foi cancelada BBC depois que seu showrunner Max Landis se viu envolvido em denúncias de abuso sexual. Os fãs fizeram campanhas para tentar salvar a série mas, até o momento, a Netflix não se pronunciou quanto a continuidade da produção, o que é uma pena para quem se apaixonou perdidamente pela série. Aqui no Geek Guia você encontra a crítica da primeira e da segunda temporada. Certamente, vale a pena acompanhar Dirk Gently.


The Umbrella Academy

Numa mistura de história em quadrinhos, histórias infanto-juvenis, figurinos impecáveis e - na minha humilde opinião - ideias que flertam com O Guia de Douglas Adams, The Umbrella Academy chegou surpreendendo o público da locadora vermelha. Lançada em fevereiro deste ano de 2019, a série é a adaptação de uma série de HQ’s escritas por Gerard Way (Ex-vocalista da banda My Chemical Romance), ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá, e conta a história de 7 crianças extraordinárias que são adotadas pelo excêntrico bilionário Sr. Hargreeves e treinadas para serem heroínas. Após uma separação familiar e a morte de seu tutor, eles se reencontram descobrindo vários segredos, mistérios e ainda, um risco imenso a existência humana na terra. Com uma fotografia incrível, trilha sonora deliciosa, atuações memoráveis como as de Aidan Gallagher (Number Five) e Robert Sheehan (Klaus Hargreeves) e participação da consagrada atriz Ellen Page (Vanya Hargreeves) na pele de mais uma moça indefesa que se rebela contra o mundo - ainda assim incrível -, The Umbrella Academy é um divisor de águas no mundo das séries de super-heróis e já teve seu contrato renovado e segunda temporada confirmada pela Netflix. Certamente, vale muito a pena e é uma ótima escolha para o Dia da Toalha.


E terminamos nossa lista por aqui! 
Que seja um excelente Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd/Geek, que você consiga aproveitar com estilo e muita diversão e que você sempre se lembre onde está a sua toalha, afinal - aquele papo de sempre -  um mochileiro sempre sabe onde está a sua toalha! 
Tecnologia do Blogger.