Ads Top

Especial: Shazam nos Quadrinhos

De Capitão Marvel à Liga da Justiça, conheça o mais novo herói da DC nos cinemas


Vamos tomar como base a origem apresentada nos Novos 52 da DC Comics

Billy Batson era um garoto órfão que nunca se mantinha por muito tempo em um lar adotivo, e suas atitudes rebeldes cheias de confusão também se estendiam até o seu dia a dia nas escolas que também frequentou.
Por fim, uma família da Filadélfia decide adotar o garoto, Os Vasquez. Ao conhecer sua nova família, descobre que agora possui vários irmãos, todos eles também adotados. Contudo, Billy já começa a planejar sua fuga daquela casa. Mas antes que pudesse executar seu plano, o rapaz descobre que seus novos irmãos são alvo contante de bullying na escola. O garoto imediatamente toma o lado de sua nova família a briga contra os valentões. Isso faz com que vá para a diretoria, porém conquistando a empatia dos irmãos.
Então, certo dia, ao entrar no metrô, Billy é magicamente transportado para a Rocha da Eternidade, lugar onde um mago muito antigo habitava. O tal mago estava a procura de um campeão
Essa era situação da vida de Billy quando, de repente, ao entrar no metrô, foi magicamente transportado para outro lugar. Foi parar na Rocha da Eternidade, o lar de um milenar mago, que há muitos anos buscava desesperadamente alguém perfeitamente bom para transformar em seu campeão. Billy explica que a busca poderia ser complexa pois nem toda pessoa é totalmente bondosa. Após ouvir as palavras do jovem, o mago constatou que havia bondade nele, assim, transferiu seus poderes a Billy, que poderia usá-los toda vez que dissesse "Shazam"!
E ao gritar a palavra mágica, o garota fora atingido por um raio que o transforma em um homem adulto vestido de vermelho com o emblema de um raio e capa branca. 
Temos então, Shazam, um novo herói super-poderoso! 

A confusão do nome

Criado em 1939 por Bill Parker, Capitão Marvel, sim este era o nome do herói na época, foi publicado pela Fawcett Publications, pois a editora queria entrar na briga das histórias em quadrinhos, já que Batman e Superman eram muito populares.
O Capitão Marvel foi um sucesso de vendas e, por certo tempo, ultrapassou Superman em popularidade. Porém, a DC Comics não viu esse sucesso como algo bom para os negócios, processando assim a editora responsável alegando que o personagem era inspirado no Homem de Aço, beirando uma cópia. Os processos nos tribunais foram até meados de 1953, quando a Fawcett encerrou definitivamente as publicações de Capitão Marvel.
Chegando na década de 70, a DC Comics começou a vasculhar novos títulos para seus quadrinhos, foi então que a editora compro os direitos do personagem criado por Parker, entretanto, o nome precisou ser mudado, pois a Marvel, já tinha publicações com um outro herói que usava a alcunha de Capitão Marvel. Desta forma, nasceu Shazam!


Os Poderes
Ao gritar "Shazam", que é um acrônimo que une a primeira letra do nome de personagens de diversas mitologias, Billy recebe a magia do antigo Mago, fazendo com que ele tenha a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus (os raios), a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio, logo:

Salomão
Hércules
Atlas
Zeus
Aquiles
Mercúrio

Os vilões de Shazam


Adão Negro -  Um dos mais importantes inimigos do Shazam, surgiu cinco anos após a primeira aparição do herói nos quadrinhos. Sua primeira aparição aconteceu na revista The Marvel Family #1, em dezembro de 1945. O personagem foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda no Egito Antigo. Teth Adam (Adão Negro), acabou se deixando ser seduzido pelo poder que recebeu e acaba exilado em outra dimensão pelo Mago Shazam.

Doutro Silvana - Foi o primeiro inimigo do Shazam nos quadrinhos, ainda como Capitão Marvel. 
Sua primeira aparição aconteceu na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940, criado por C. C. Beck e Bill Parker. Ao longo dos anos, o personagem foi reformulado assim como Shazam, mas ainda é lembrado pelos fãs. Criador do Suspendium, um elemento capaz de colocar qualquer herói em animação suspensa, inclusive Shazam.

Senhor Cérebro - Sua primeira aparição aconteceu na revista Captain Marvel Adventures #26, em agosto de 1943. Criado por Otto Binder e C. C. Beck, foi licenciado pela DC Comics ao adquirir o universo do Capitão Marvel, que posteriormente foi rebatizado de Shazam!.
O vilão é uma centopéia do planeta Vênus, com inteligência avançada. Para se comunicar ela utiliza um pequeno rádio que está preso ao seu pescoço, além de usar óculos de grau. Possui inteligência sobre-humana e controle mental, além de suas habilidades para invenção.

Shazam v Superman - O Reino do Amanhã


Temos aqui, Shazam confrontando o Homem de Aço, usando seus raios para quase matá-lo. 
Com uma intensidade destrutiva, a batalha faz com que Superman demonstre através de seu físico os sinais de derrota, principalmente porque ninguém esperava de Shazam uma atitude tão violenta, mas é importante ressaltar que o herói da palavra mágica estava sendo controlado, por ninguém menos qie Lex Luthor.
Esse clássico confronto entre os dois heróis aconteceu na década de oitenta, quando John Byrne reescreveu Superman e colocou no último filho de Krypton uma vulnerabilidade para com magia. 
Daquele momento em diante, Superman tinha uma fraqueza que Capitão Marvel poderia explorar e Mark Waid e Alex Ross fizeram isso aconrrecer nas quatro edições de O Reino do Amanhã.

Shazam chega aos cinemas no dia 04 de abril! 
Estaremos na pré-estreia e a nossa crítica completa você poderá acompanhar no dia seguinte aqui no site! Não perca!
Tecnologia do Blogger.