Ads Top

Review - Queer Eye

Quando você menos esperar, já estará chorando



Programas de "transformação" viraram moda no início dos anos 2000.
Quadros onde pessoas que não gostavam de sua aparência, suas roupas ou até mesmo seus veículos, foram ganhando cada vez mais espaço na televisão, sempre com histórias que falavam de superação, lutas e o quanto aquelas pessoas estavam dispostas a mudar.
Queer Eye pode apenas parecer mais uma produção de reality show com esse mote de dar uma nova vida a quem precisa se encontrar, porém, mais do que isso, é uma aula de como cinco indivíduos conseguem modificar quem realmente necessita as vezes, de um abraço, um olhar diferenciado no espelho ou um sorriso.

Queer Eye é um reality show da Netflix estrelado por Karamo, Tan, Antoni, Bobby e Jonathan, os Cinco Fabulosos. Esse grupo de homens gays viaja por cidades dos Estados Unidos indo atrás de pessoas e suas histórias, que precisam de um novo olhar para tudo aquilo que já viveram e o que está adiante. Cada um, dentro de sua especialidade, cultura, moda, cuidados com a aparência, alimentação e design do ambiente para morar, trás a sua perspectiva a cerca da vida e da jornada que os participantes estão passando.

Desde a primeira temporada é praticamente impossível não ser capturado pelo carisma de cada um dos cinco membros que protagonizam a série. 
De diferentes etnias e histórias, vamos conhecendo aqueles que conduzem o programa, suas histórias de vida e o quanto estar ali os ajuda também a crescer como pessoas. 
Os episódios vão mostrando cada um dos cinco momentos ao passar dos dias, o participante então, vivencia experiência de mudança com cada apresentador, o que vai demonstrando as camadas de personalidade e características que fazem de cada história algo único.


E não é atoa que as lágrimas irão cair do rosto de quem assistir.
A forma como as histórias são contadas certamente remetem o espectador a experiências vividas, o que causa uma sensação de empatia tão grande conforme vamos acompanhando as narrativas que os episódios nos demonstram. Ao mesmo tempo, os Cinco Fabulosos aproveitam tais momentos para trazer sempre ensinamentos que servem para que a real mudança aconteça. 
Quando estamos vendo as roupas com Tan, é um momento de entender o que realmente podemos enxergar no espelho. Ao conversar com Karamo, problemas, dilemas, inquietações ganham forma e podem ser confrontadas e deixadas para trás. Na cozinha de Antoni é hora de se conectar com aquilo que nos faz bem, e as pessoas que estão a nossa volta. Com Jonathan é um instante de escolher algo novo, desprendendo do que antes era regra. E com Bobby entendemos o valor de lar, onde nossas coisas estão e principalmente quanto o ambiente diz sobre quem somos. Engana-se então quem pensa que o principal alvo da ajuda dos rapazes seja exclusivamente o público LGBTQ+, temos participantes sim, mas os indivíduos que conhecemos perambulam a sociedade como um todo, temos de pai solteiro à orfã, de uma senhora muito religiosa à um chefe de acampamento que não tomava banho. Há espaço para todos os tipos de pessoas, experiências e vivências.

Queer Eye é aquele programa que consegue capturar a atenção do espectador, não apenas com participantes interessantes, mas com apresentadores carismáticos que irão fazer o público ir das lágrimas ao riso em pouco mais de trinta minutos.
Produzido com excelência, com uma edição que favorece cada momento de mudança que o show apresenta, faz do reality uma das melhores produções originais do catálogo Netflix.
Assim, quando ouvimos Karamo falar sobre os sentimentos, o Tan escolhendo um novo jeito de sapato, Jonathan cortando os fios de cabelo, Antoni cozinhando algo saudável e Bobby colocando as coisas no lugar devido, percebemos que a vida as vezes nos ocupa demais com trabalho, responsabilidades, que esquecemos de cuidar de nós mesmos como merecemos. E os Cinco Fabulosos então surgem para nos lembrar que todos nós precisamos de um olhar mais carinhoso para a jornada que ainda temos pela frente!

Queer Eye está na terceira temporada! No Brasil é transmitido pela Netflix.
Tecnologia do Blogger.