Ads Top

K-Pop: O fenômeno asiático que está dominando o mundo!


Annyeonghaseyo, pessoas! Eu sou a Thay e fui convidada pelo Geek Guia para falar de um assunto que vem dominando os corações dos jovens e adultos ao redor do mundo: O K-Pop. Mas, antes de nos aprofundarmos, vamos entender melhor do que se trata este fenômeno.

K-Pop é a abreviação usada para denominar a música pop coreana, um gênero musical originário da Coréia do Sul. Este termo compreende todos os gêneros de “música popular” dentro do país, mas é frequentemente usado para descrever – num sentido mais restrito – a música pop coreana em sua forma mais moderna, que vai do dance-pop ao R&B. 

Em meados dos anos 90 surge o K-Pop moderno com a formação de grupos como Seo Taiji & Boys, cujo sucesso de experimentação de diferentes estilos musicais acendeu uma mudança de paradigma na indústria da música sul-coreana. Como resultado, a integração de elementos musicais estrangeiros tornou-se uma prática comum na indústria do K-pop. 

De lá para cá a cultura pop coreana tornou-se um fenômeno cada vez mais globalizado, popular em diversas partes do mundo, permitindo que a Coréia do Sul fizesse do seu setor pop cultural, a chave para abrir as portas do mercado estrangeiro de entretenimento.


Mas, o que torna a música pop coreana tão aclamada por pessoas de todas as idades e de diferentes partes do mundo? Se você, assim como eu gosta, ou já ouviu pelo menos uma vez, vai concordar que é quase impossível resistir à tentação de dançar e cantar quando o K-Pop começa a tocar – rimou! :B

Uma das características que tornam isso possível é a mistura de sonoridades orientais e ocidentais que este gênero musical traz, uma música pode ter pelo menos três estilos sonoros diferentes: pode começar com o pop, passar para o rap e finalizar com o hip-hop. Ritmos bastante conhecidos ao redor do globo, e não para por aí, as possibilidades de misturas são infinitas. 

Outro ponto é que, embora seja cantado em um idioma diferente e pouco conhecido - o coreano – o K-Pop sempre traz em suas letras trechos em inglês para que sejam facilmente assimilados por fãs estrangeiros, geralmente essas frases vêm como parte de um refrão marcante. 




Ultrapassando as barreiras da música, o k-pop chega à moda, influenciando a maneira de se vestir, e porque não dizer, de se comportar, de toda uma geração – dentro e fora da Coréia -. Neste segmento, a estética é um ponto fundamental na formação da identidade tanto dos cantores, como do grupo em si. 

A geração mais recente de grupos K-pop tem feito da moda sua principal ferramenta de comunicação, apostando em estéticas com os cabelos descoloridos, conceitos futuristas ou fetichistas, calçados diferenciados entre outros. 

Essa é uma indústria que embolsa mais de 5 bilhões por ano e cresce a cada dia. Não há dúvidas de que seja a subcultura mundialmente mais influente da atualidade e siga sendo assim por muito mais tempo.
Tecnologia do Blogger.