Você precisa assistir The Promised Neverland (Yakusoku no Neverland)

O mistério está apenas começando



Se pararmos para analisar, na cultura pop, nos últimos anos, já vimos diversas obras onde jovens, adolescentes e crianças passaram por situações complicadas.
Uma batalha sangrenta em Jogos Vorazes e Battle Royale, ser separados por castas em Divergente, enfrentar monstros gigantescos para salvar a humanidade em Attack On Titan, tentar escapar de um labirinto cheio de armadilhas em Maze Runner, enfim, os perigos estavam por toda a parte. E desta vez, para um grupo de crianças órfãs nada será tão simples, pois sua realidade irá mudar, principalmente quando descobrirem que suas vidas tem uma serventia específica no mundo que habitam, uma serventia assustadora.

Emma, Norman e Ray vivem em um orfanato onde outras crianças também estão. Lá eles passam o dia fazendo atividades, estudando, brincando, tudo sob a supervisão de Mama. Porém existem regras importantes: Não se pode atravessar o portão que está no fim da propriedade e muito menos, passar das cercas que estão ao redor do local! Quando uma criança chega aos doze anos ela deixa a propriedade para ser adotada, mas isso pode acontecer antes, e desta vez acontece. Só que ao tentarem entregar um pertence a criança que será levada para "adoção", Emma e Norman acabam descobrindo um segredo que irá mudar suas vidas para sempre!

Mamoru Kanbe é quem dirige a adaptação do Mangá criado por Kaiu Shirai de uma maneira que não são apenas as páginas da obra original ganhando movimento, aqui o trabalho desenvolvido serve justamente para elevar o que se viu anteriormente. O traço combinado com a animação deixa tudo muito fluido e a escolha de como a câmera se movimenta também, combinado isso a uma fotografia colorida, que abusa dos tons quentes, alegres, porém, trabalha o acinzentado e triste quando as coisas passam a mudar. E até mesmo as transições são realizada de tal maneira que é entendível o porque daquela forma a imagem se afastar e ir para outro ponto. 
Isso fica bem claro quando temos a brincadeira de "pega-pega", a direção enaltece os movimentos, os personagens são destacados de forma ampla, para que o espectador, a princípio, não entenda o porque daquilo tudo ganhar uma importância, mas conforme vamos sendo apresentados a elementos da narrativa, todo esse jogo de produção se torna totalmente compressível e deslumbrante.


A narrativa é tudo o que outras obras que saíram das páginas e ganharam versões cinematográficas não conseguiram ser (Maze Runner perto disso é nada).
Desde o começo somos apresentados a um ambiente amigável, familiar, bonito e até mesmo lúdico, com a presença de uma figura maternal, capaz de nos fazer entender que aquelas crianças estão sendo bem cuidadas, pois existe alguma espécie de perigo, ao qual elas precisam ser salvas. Mas conforme os minutos finais do primeiro episódio se aproximam, nada daquilo que o nosso pensamento elaborou estava correto. A mudança abrupta na história faz com que aquilo que deixa os protagonistas atônitos, ultrapasse a tela e nos alcance em cheio, nos levanto as mesmas expressões que Emma até os créditos finais. Esse Plot Twist não é simplesmente algo para chocar, é o motivador, o impulsionador para novas atitudes e o entendimento de tudo o que cerca todas as crianças no orfanato. 
A capacidade dessa obra surpreender está apenas começando.

The Promised Neverland (Yakusoku no Neverland) é simplesmente uma das melhores obras de anime dos últimos anos e certamente irá arrebatar uma legião de fãs, que assim como este redator, já está delineando teorias, caminhos, procurando pistas, dicas que possam ter ficado para trás. Com uma direção que eleva o nível do mangá, evocando um controle exímio de câmera, usufruindo de uma fotografia que sabe se adequar as mudanças que a narrativa expõem, ficamos deslumbrados e perplexos com o que esta história poderá nos apresentar.
Se jovens em perigo já se tornaram um clichê hollywoodiano, desta vez, o que temos é a criatividade encontrando uma história enigmática e de qualidade, capaz de mostrar as terras norte-americanas que os seus tributos e crianças em labirintos são esquecíveis.
Então prepare-se para o que está por vir, mas antes de tudo:
Você lembra como se brinca de pega-pega? Pois você vai precisar!

The Promised Neverland é transmitido no Brasil pela Crunchyroll!
Tecnologia do Blogger.