Ads Top

Leitura da Vez: Cebolinha - Recuperação

Porque os planos infalíveis vão muito além de pegar um coelho


Cebolinha é o rei dos planos no universo das histórias em quadrinhos.
Sua inteligência pode ser equiparada a grandes mestres do intelecto, sejam para a bondade quanto para atos de vilania. Desta vez, em uma aventura apenas sua, o menino com apenas cinco fios de cabelos vai nos mostrar sua capacidade de elaborar coisas não somente para o seu benefício, mas demonstrando toda a vontade de fazer algo tão heroico que vai além do que ele mesmo já pensou.
Lógico, trocando as letras como ninguém!

Cebolinha é daqueles alunos que não fica para trás em nada na escola. Ele sempre tem algo de bacana, legal e divertido para mostrar aos colegas, até que o "Lobeltinho" aparece. Esse novo colega de escola faz de tudo para tirar Cebolinha do sério, até mesmo o levando a ficar em recuperação. Ao mesmo tempo, a família Cebola está passando por algumas dificuldades e para isso, o nosso pequeno gênio dos planos irá tentar resolver tanto sua situação na escola quanto em sua casa!

O selo Graphic MSP se torno um sucesso nos últimos anos!
As releituras de Turma da Mônica, Capitão Feio, Astronauta, Jeremias, e tantos outros, ganharam as prateleiras dos fãs. Sejam eles mais antigos ou novatos no universo de Maurício de Souza, tais histórias fazem com que sejamos inseridos a contextos já conhecidos, mas com um toque a mais, de quem sabe muito bem como contar uma nova aventura com personagens tão importantes pra Cultura Pop nacional. E é justamente isso que Gustavo Borges realiza nessa obra.
O jovem quadrinista gaúcho é o autor de Pétalas e o criador os desenhos que vemos em Escolhas, desta vez, todo talento é empregado para dar vida do seu jeito ao Bairro do Limoeiro e todos aqueles que lá moram.
O traço cartunesco e arredondado é uma peculiaridade da arte de Gustavo, que aqui é usado para dar ainda mais características físicas aos personagens ou até mesmo mexer com o tradicional figuro e suas cores. Outro ponto é a interação de Cebolinha com os demais, o que vai acrescentando certos elementos a personalidade do protagonista que ainda não haviam sido contadas ou exploradas em outras narrativas. Junto a isso, tudo nesta Graphic Novel é colorido, ao mesmo tempo que brinca com a luminosidade, e a falta dela, nos espaços e a fluidez do desenho deixa tudo com uma movimentação natural, como se estivéssemos folheando as páginas de um longa animado do Cebolinha.


E quando adentramos a história a ser conta em Recuperação percebemos que não se trata de mais um 'plano infalível', pois há muito mais no imaginário de uma criança que podemos pensar.
A construção da trama é uma verdadeira jornada do herói, que utiliza como alegoria os elementos das histórias desses seres super poderosos, nesse caso temos o Capitão Pitoco. Desta forma, vamos acompanhando os planos de Cebolinha sempre com uma motivação maior do que aquela aparente. Mas o fato interessante é o título da história, o ato de recuperação permeia cada um dos personagens mais próximos a Cebolinha, seja o seu pai, seja o Robertinho, a recuperação de algo se estende até eles, pois não se trata apenas de passar de ano na escola. O texto criado deixa claro que as notas são importantes, mas amizade, a confiança em si, nos talentos e dons, e o ato de resgatar a felicidade por realizar algo novo, são momentos que irão emocionar e fazer o leitor pensar sobre certo fatos da vida.

A vida da gente é como uma cebola... Tem muitas camadas. Chorar só pelas que estão ruins... É ser ingrato por todas as outras camadas.
'Seu' Cebola 

Recuperação é uma aventura belíssima visualmente acompanhada de uma narrativa que honra o personagem criado por Maurício de Souza em 1960, acrescentando novas camadas ao garoto que troca letras mais querido dos quadrinhos nacionais.
O plano infalível desta vez é nos fazer entender que todos temos algo para recuperar em nossa vida, sejam coisas ou pessoas, há sempre algo que podemos elaborar para tentar resolver tudo o que está a nossa volta. E se por acaso esse plano não der certo, é só lembrar de ser grato por tudo aquilo que a vida já nos entregou e encarar de frente as novas possibilidades. 
Pois sempre podemos pegar um novo caderninho e começar a anotar as etapas de um novo plano, ainda mais infalível, ainda mais divertido, ainda mais emocionante.

Cebolinha: Recuperação
Ficha técnica
Roteiro e Arte: Gustavo Borges
Cor Base: Marina Garcia
Editora: Maurício de Souza/ Graphic MSP
Distribuição: Panini Comics
Ano: 2018
Tecnologia do Blogger.