Você Precisa Assistir Saint Seiya Saintia Sho

Elas não são uma versão dos Cavaleiros que conhecemos, são melhores



Toda e qualquer grande saga quando resolve adentrar em seus mundos e até mesmo criar novas linhas narrativas com outras aventuras, sofre daquele sentimento de desconfiança por parte de quem é fã de tudo que já foi publicado, produzido, realizado.
Por isso, o grande dilema era se Saintia Sho iria transpor essa barreira de ser apenas mais um spin-off de uma história tão conhecida e celebrada por diversas pessoas, de diferentes idades ao redor do mundo!?  Uma resposta para essa incógnita é simples, é tão boa quando a narrativa principal dos Cavaleiros de Bronze.

Shoko é uma menina que teve contato quando pequena com a deusa da discórdia Éris, mas antes que algo pior lhe acontecesse, Milo de Escorpião, um cavaleiro de ouro, surgiu para salvar a jovem. Logo ele avisa que ela e sua irmã, Kyoko, nasceram sob um destino cruel. 
Ao crescerem, Kyoko se tornou uma Saintia, uma cavaleira da deusa Athena, entretanto quando a vida de sua irmã corre perigo, ela se sacrifica dando a oportunidade para a Deusa Éris retornar. Assim, cabe a Shoko descobrir o poder que há dentro de si para derrotar essa ameaça, proteger Athena e resgatar a sua irmã!

Baseado no Mangá criado por Chimaki Kuori, o anime tem como ideia central as Saintias, que são guerreiras de uma classe "secreta" e específica, designadas como a guarda pessoal de Athena. Elas travam as lutas em proteção a deusa, enquanto os cavaleiros se encontram em outras missões.
Logo de cara é necessário falar que esta não é uma transposição de gêneros para fazer com que o “desenho perca a essência” ( discurso presente em vários comentários da internet), ou seja, as Saintias não são versões dos guerreiros já conhecidos, pois cada uma possui uma personalidade, características e camadas que até mesmo se distanciam dos personagens que já familiares.
O que fica ainda mais claro é a motivação das personagens! Por mais que haja uma preocupação com o destino da Terra, a intenção principal de cada Saintia é colocar a vida de Saori sob seus cuidados.


Desta forma Saintia Sho abraça o clima nostálgico em compasso que nos entrega uma narrativa que não está preocupada em responder as perguntas que ficaram para trás da história que acontece em paralelo. O papel das cavaleiras é justamente traçar uma jornada ímpar, singular e com personalidade que vai além do que os outros guerreiros de Athena já realizaram. Por isso a série tende a quebrar o paradigma e o preconceito por se tratar de uma história protagonizada por mulheres. 
A demonstração da problemática não é simples, muito menos didática, existem questões complexas e os elementos que irão formar possível arcos já tornam a história atrativa por seu desafio de trilhar uma jornada com tantos outros fatos que podem servir de influência, como o contato de Shoko com a Deusa Éris, Saori conflituosa com sua divindade e responsabilidade.

Nos aspectos técnicos a animação é fluida, colorida, vibrante e também muito delicada, mesmo quando precisa introduzir personagens conhecidos e suas armaduras. 
O traço eleva a beleza de certos personagens, ao mesmo tempo que amplia a gama de feições, estilos de indumentárias e até mesmo golpes. Os ataques são transmitidos com uma luminosidade diferente dos que já conhecíamos, apesar de um desses poderes ser muito familiar, aqui aparece com outros detalhes e fazendo relação total com quem é a cavaleira que o invoca! 

Saint Seiya Saintia Sho trabalha muito bem a nostalgia ao seu favor, ao mesmo tempo que estabelece sua própria jornada para ajudar Saori Kido e os demais habitantes da Terra quando uma nova ameaça se aproxima. 
Com traços executados com maestria, uma trilha sonora que a dialoga com exatidão à história e arcos que começam a ser construídos a partir de dilemas e problemáticas maiores, interessantes, com camadas que devem trabalhar a personalidade das personagens, as Amazonas responsáveis pela guarda pessoal da Deusa Athena tendem a ganhar uma notoriedade não somente no que consideramos canônico de Cavaleiros do Zodíaco, mas no coração daquele que souber dar uma chance para que o cosmo das Saintias se eleve ao máximo. 
Sendo assim, que fique claro que elas não são uma versão dos Cavaleiros dos Zodíacos para meninas, elas até então, são melhores!

Você Precisa Assistir Saint Seiya Saintia Sho!
Tecnologia do Blogger.