Ads Top

Lore e as histórias de terror que contamos

Todo lugar tem uma história a ser contada e nós já ouvimos algumas delas



Todos nós conhecemos uma lenda de terror, uma história que foi contada sobre algum lugar ou figura, algum tipo de crença que tem se sustentado durante anos através das pessoas que ouviram de outras pessoas, próximas ou não. Desta forma, Lore, a série de original da Amazon Prime, evoca esse espírito transmissão de contos de indivíduo para indivíduo, com a intenção de manter tudo aquilo ainda vivo, mesmo que cause algum tipo de incerteza ou medo.

Lore é uma produção original do serviço de streaming da Amazon, já possui duas temporadas baseadas em histórias conhecidas, ou não, que permeiam a humanidade, causando temor e desconfiança. Usando como base os relatos apresentados em um podcast de mesmo nome, cada episódio conta uma diferente história, causando no espectador uma total curiosidade se aqueles fatos relatados realmente são reais.

O interessante da produção é justamente usar das referências históricas, culturais e comportamentais para dar sustentação a lenda que está sendo apresentada. Assim, os episódios, tanto da primeira, quanto da segunda temporada mesclam entre as encenações das histórias e animações que utilizam traços ora cartunescos para dar mais profundidade ao que está sendo relatado, ou reportagens de jornais, revistas. Outro artifício, é a narração do criador do podcast que inspirou a série, que facilita a imersão e o entendimento dos fatos que estão sendo apresentados.
Desta forma, a produção nos conta como vampiros, médicos maníacos, espíritos malignos, manifestações sobrenaturais, assassinos em série, lobisomens, seitas, locais assombrados, se tornaram lendas que ainda hoje permeiam a cultura de diversos lugares e sociedades. A cada história contada, vamos da Inglaterra ao Estados Unidos, do México à Irlanda, entre outras localidades, sempre com base nas culturas, acontecimentos e fatos que até então não eram conhecidos, ou, para alguns, não haviam informações suficientes para aquela lenda se tornar tão forte.

E lendas se tornam fortes quando as contamos para outras pessoas.
Quem nunca reuniu um grupo de amigos e começou a falar de algo que aconteceu com uma pessoa que conheceu, essa mesma pessoa se torna um personagem, muitas vezes multifacetado, que a cada nova narrativa que começa, se torna uma nova criatura. Se antes era homem, pode ser mulher, pode ser jovem, criança, um primo distante, um tio que é não visto com frequência, um amigo de um irmão, mas quem vivencia a história nem sempre é tão importante quanto a manifestação em si. Por isso, as lendas, o folclore, passado de pessoa para pessoa até pode modificar a figura que foi alvo, porém, o que é sobrenatural permanece intacto. Vultos que foram vistos, pessoas pedindo carona na estrada, estranhas aparições no banheiro, risos e estalos tarde da noite, familiares falecidos avistados, lugares que possuem suas próprias "maldições".
Nossa habilidade de contar histórias nos remete aos tempos das cavernas, onde era preciso sobreviver, da mesma forma que os contos de fadas em sua origem não eram nada fantasiosos, pois carregavam uma crueldade tão grande, para alertar e assustar.


A medida que vamos avançando os episódios e temporadas percebemos que essas histórias sempre estiveram ao nosso redor, com um tom sombrio, enigmático, repleto de fatos ainda não confirmados. Isso faz de uma lenda o que é: existir sem a necessidades de dados mais profundos e contundentes. Desde que continue sendo transmitida de geração em geração, a crença naquilo fará com que alguém fique de luz acesa até tarde, não ande sozinho em uma floresta, não alugue a primeira casa que aparecer. Essas fábulas fantasmagóricas servem para nos lembrar que o sobrenatural muitas vezes assumem formas diferentes, nos alertando em diversas vezes, para perigos reais.

Se Lore não causa o pavor esperado é porque, talvez, esse não seja o seu real intuito, mas sim, manter o registro de algo que há muito tempo se propaga.
Para não correr o risco de que contos como estes se percam, uma nova forma de "gravar" tais fatos é usada, interpretando, dando vida aos relatos e fundamentando em acontecimentos que realmente estão presentes na sociedade e na cultura de um país, região ou tribo.
Pode ser que nenhum de nós tenha tido contato com manifestações sobrenaturais, ou ter visto, sentido, presenciado algum tipo de ocorrência bizarra, entretanto, escutamos de outro, que escutou de um, que ouviu de amigos, parentes, que aquela narrativa realmente aconteceu.
As histórias de terror que certa vez contamos podem ganhar novos personagens, formas e lugares, mas o importante é que continuem a ser transmitidas, fazendo com que a cultura pop sempre tenha onde se inspirar para transformar lendas em tramas capazes nos fazer duvidar daquilo que se viu, mas ainda assim, lá no fundo da nossa mente, há sempre uma certeza, aquela certeza que nos faz acender as luzes dos cômodos, cobrir bem os pés antes de dormir e esperar que os barulhos, sejam apenas algo físico, que vai passar. Se não passar, bem, eis uma nova lenda a ser contada! 

Lore já tem duas temporadas no Amazon Prime Video!
Tecnologia do Blogger.