Ads Top

Grandes Nomes do Cinema: Viola Davis

Viola Davis, uma mulher que faz muito barulho em Hollywood

Viola nasceu na fazenda de sua avó em St. Mathews, Carolina do Sul. Ela é a segunda mais nova, de seis filhos. Sua mãe, era uma empregada doméstica, operaria de uma fábrica e dona de casa, seu pai, era treinador de cavalos. Sua família mudou-se para Central Falls, em Rhode Island quando ela tinha meses de vida.

Davis se formou em teatro em Rhode Island College, graduando-se em 1998. Em 2002 ela recebeu um doutorado honorário em Belas Artes da faculdade. Ela também esteve envolvida no federais TRIO Upward e Serviços TRIO Apoio ao Estudante. Ainda adolescente, seu talento foi reconhecido por Bernard Masterson, quando, como diretor da escola de Jovens para as Artes Performáticas, em Rhode Island, ele deu uma bolsa de estudos a ela desse projeto.

CARREIRA

Davis entrou no Screen Actors Guild em 1996, interpretando uma enfermeira no filme The Substance of Fire, ela recebeu 528$ pelo papel. Em 2001, ela ganhou um Tony Award e um Drama Desk Award por sua interpretação de Tonya em King Hadle II, o que gerou certo reconhecimento na cena teatral, mas ainda não tinha tamanha expressão em trabalhos no cinema e televisão. Ela ganhou outro Drama Desk Award por seu trabalho em uma produção off-broadway de 2004 da Intimate Apparel.

Em 2008, Viola deu vida a Mrs. Miller, na adaptação cinematográfica de uma peça teatral Duvida, com nomes, como Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams no elenco, Davis apareceu em apenas uma única cena, porém, a mesma foi aclamada criticamente pela atuação, sendo assim nomeada por vários prêmios por seu desempenho, incluindo o Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em 13 de julho de 2010, Davis ganhou seu segundo Tony Awards, por seu papel como Rose Maxson, na famosa peça Fences. Em agosto de 2011, ela interpretou Aibileen Clark, uma empregada doméstica no Mississipi dos anos 60, na adaptação para o cinema, do romance de Kathryn Stockett, The Help (Historias Cruzadas), dirigido por Tate Taylor. E por sua atuação, Viola foi aclamada pela crítica, considerando sua atuação brilhante e aparecendo em listas de as melhores atuações do ano. Por fim, recebeu duas indicações ao Screen Actors Guild Award, bem como uma segunda indicação ao Oscar, mas como melhor atriz principal. Davis recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Prêmio BAFTA pelo mesmo desempenho.



RECONHECIMENTO

Vocês costumam chorar de orgulho ao ler que, Dona Viola Davis aqui, foi a primeira mulher negra de qualquer NACIONALIDADE a ganhar um prêmio Primetime Emmy de melhor atriz em série de drama, por seu papel como a advogada BAD-ASS, Annalise Keating? Já chorou hoje, manos? Já bateu palma pra Deus, digo, Viola Davis hoje?

Davis interpretou a Amanda Waller, no filme (HORRENDO) da DC, Esquadrão Suicida. E preciso dizer, ela foi ótima, já o filme todo...

Ela reprisou seu papel como Rose Masxon, quando a peça Fences, ganhou adaptação para o cinema. No qual novamente foi aclamada pela crítica, recebendo sua terceira indicação ao Oscar, tornando-se a primeira atriz negra da história a conseguir esse feito! Após isso ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, um Globo de Ouro de Melhor atriz Coadjuvante, um Premio BAFTA de melhor atriz Coadjuvante e o premio Screen Actors Guild de Melhor atriz coadjuvante. Em janeiro de 2017, Viola ganhou uma estrela na calçada da Fama em Hollywood. No começo desse ano ela estreou Two-Sides, uma serie de documentários que explora a brutalidade policial contra a comunidade afro-americana.

3 filmes/series que você DEVE assistir de Viola Davis:

How to Get Away with Murder: (Em minha tradução literal, e não o nome ridículo que uma certa emissora deu, seria “Como se livrar de um assassinato”), a série se desenvolve ao redor da vida pessoal e profissional de Annalise Keating, uma advogada de defesa criminal proeminente. Também professora de direito na Universidade de Middleton, na Filadélfia, Annalise seleciona cinco de seus melhores alunos para trabalharem com ela em seu escritório: Wes Gibbins, Connor Walsh, Michaela Pratt, Laurel Castillo e Asher Millstone. Em sua vida pessoal, Annalise vive com seu marido Sam Keating, um renomado psicólogo, mas também vive um relacionamento às escondidas com Nate Lahey, um detetive de polícia. Quando sua vida pessoal e profissional começa a entrar em colapso, Annalise e seus alunos se vêem envolvidos, involuntariamente, em uma trama de assassinatos. (Só assistam gente, tem episódio crossover com SCANDAL, na quarta temporada, oops!)

Historias cruzadas: Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Get On Up: A História de James Brown: Biografia do icônico cantor, dançarino e compositor. O filme retrata a vida de James Brown, desde sua infância pobre na Carolina do Sul, os abusos que sofreu e a prisão que enfrentou, até tornar-se o "pai do soul" e um dos músicos mais influentes da história.(dobradinha de Deuses aqui, Viola Davis e Chadwick Boseman)
Tecnologia do Blogger.