Ads Top

Grandes Nomes do Cinema: Steven Spielberg

Jurassic Park, A Lista de Schindler, E.T, Os Goonies, Os Gremlins, Tubarão, A.I: Inteligência Aritifical, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Minority Report, Prenda-me se for Capaz, O Terminal, se você já assistiu alguns desses filmes certamente o nome Steven Spielberg não é estranho. Logicamente, estamos falando de um dos maiores diretores e produtores do cinema, que chega nesta quinta-feira(29/03) com mais uma obra, Jogador nº 1. 
Entre os efeitos especiais e obras que se consagraram por retratar também fatos históricos, hoje vamos conhecer um pouco mais deste grande nome da sétima arte.



Quem é Steven Spielberg?
Nascido em Ohio, nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 1947, Steven Allan Spielberg, desde jovem mostrava seus dons artísticos. Aos 13 anos ganhou seu primeiro prêmio como diretor de um curta-metragem de quarenta minutos intitulado Fuga do Inferno, que tinha a guerra como temática.
Entrou para Universidade Estadual da Califórnia, onde realizou cinco filmes, sendo que antes já havia filmado Firelight de 1963 e Amblin, um curta-metragem que ajudou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar filmes para a TV, sendo o mais importante deles, Encurralado.

E o Sucesso?
O primeiro grande sucesso do diretor foi Tubarão de 1975, que também é considerado a primeira produção de uma nova fase de blockbusters em Hollywood. Assim, o nome de Spielberg foi ganhando ainda mais notoriedade e a sua popularidade só aumentava fazendo de suas produções seguintes como Contatos Imediatos de Terceiro Grau, E.T. – O Extraterrestre, a franquia Indiana Jones, Gremlins, Os Goonies e De Volta Para o Futuro se tornarem campeões de bilheteria.
Podemos dizer que o conceito de blockbuster foi algo "criado" e "concretizado" pelo diretor, além disso, o merchandising, com personagens e cenas inteiras pensadas para criação produtos antes e depois do lançamento, se tornaram também uma marca de suas obras.

Muito além de efeitos visuais!
Engajado nos Direitos Humanos e em política, Spielberg também é um diretor de dramas com peso histórico relevante. Obras como A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, que retratam a 2ª Guerra Mundial, deram ao cineasta um reconhecimento definitivo por suas obras, e também estatuetas do Oscar. Além disso, trabalhou temáticas como racismo, terrorismo e a história norte-americana, em produções como A Cor púrpura, Amistad, Monique e Lincoln.

Sobre seus filmes é importante saber que...

  • O diretor utiliza muitos efeitos em sua luz e fotografia, principalmente se o roteiro exige um clima de suspense e fantasia. 
  • Os filmes infantis deixaram de ser apenas um festival de momentos bobos para Spielberg. As crianças em seus filmes fazem parte da narrativa ativamente, participando da ação como os adultos fazem.
  • Há sempre uma relação problemática com os pais de algum personagem, um trauma não resolvido ou uma busca por aceitação se fazem presentes de algum modo.
  • Alguém fazendo cara de espanto e a câmera está em close? Spielberg. O diretor, de forma recorrente, faz esse tipo de tomada em suas produções.
  • Em algum canto há um espelho! O diretor adora exibir seus personagens através dos reflexos, seja de uma janela, do retrovisor de um carro, ou de uma poça de água.
Tecnologia do Blogger.