Ads Top

10 Curiosidades Sobre o Oscar

Olá pessoas!
Chegou o fim de semana dele, o careca dourado mais desejado (ou não) pelos amantes da sétima arte de todo mundo (Maurílio Feelings). Então, a redação de cinema do Geek Guia decidiu listar dez curiosidades desta cerimônia tão cercada de glamour, talento e injustiças.

1. 15 Minutos de Oscar?
Em sua primeira cerimônia, isso em 16 de maio de 1929, O Oscar durou apenas 15 minutos. 
Nada de transmissões pela televisão, os vencedores já eram conhecidos e tudo serviu apenas para entregar os prêmios a quem era devido.

2. Meryl Streep de novo?
A atriz (E dona da porra toda) Meryl Streep recebeu sua 21ª indicação a premiação, sendo que já possui três estatuetas em casa (Apesar disso a campeã de prêmios é Katharine Hepburn, com quatro prêmios da academia por atuação), mas engana-se quem pensa que a veterana de Hollywood seja a mais indicada!
John Williams, compositor de diversas trilhas do cinema é a pessoa viva com maior número de indicações ao Oscar, 51 vezes,  e só perde nesse quesito para Walt Disney, que recebeu 59.

3. 11 é o número do sucesso.
Ben Hur de 1959, Titanic de 1997 e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei de 2004, são os vencedores com maior número de estatuetas em uma edição do Oscar, cada um levou para casa 11 prêmios, incluindo, logicamente, o de Melhor Filme!

4. 11 é o número do fracasso também!
Se os maiores vencedores contabilizam onze prêmios para cada produção, onze também é o número de estatuetas perdidas de Momento de Decisão de 1978 e A Cor Púrpura  de 1986, que lideraram as indicações na época, mas acabaram sem nada!

5. 1 dólar é o preço pela estatueta.
Caso você pense que o ator no fim de carreira consegue vender o prêmio por milhões de dólares, pensou errado otário! O vencedor assina uma cláusula ao receber o careca dourado onde, caso ele queira se desfazer do mesmo, deverá oferece-lo a Academia por exatos 1 dólar.

6. Não sou obrigado!
Marlon Brando foi o vencedor na categoria de melhor ator em 1973 por sua atuação em O Poderoso Chefão, mas ele se recusou a ir buscar o prêmio, enviando em seu lugar a nativo americana Sacheen Littlefeather, que discursou sobre a forma como seu povo era retratado em Hollywood. Na verdade, tempo depois, foi descoberto que a moça era Maria Cruz, uma atriz mexicana.

7. Discurso longo demais!
Greer Garson levou o prêmio de melhor atriz em 1943, a estrela fez o discurso mais longo da história da premiação, foram sete minutos de agradecimentos. Haja fôlego!

8. Injustiças!
1999 foi o ano cercado de injustiças no Oscar. Shakespeare Apaixonado ganhou de Melhor Filme em cima do ótimo O Resgate do Soldado Ryan, o galhofa Roberto Benigni ganhou de melhor ator sob Edward Norton, excelente em A Outra História Americana. Mas a maior injustiça de todas foi Gwyneth Paltrow levar o Oscar de Melhor Atriz, sendo que Fernanda Montenegro estava destruidora em Central do Brasil. Oscar fazendo “Oscarzice”!

9. Posso concorrer?
Sim, pode, desde que seu filme tenha mais de 40 minutos de duração, exibido a espectadores pagantes por mais de sete dias em Los Angeles, do dia primeiro de janeiro à trinta e um de dezembro daquele ano, e estar no formato de 35 mm ou 70 mm ou em formato digital de 24 FPS ou 48 FPS. Entendeu? 

10. E o Oscar de 2017 ein?
Impossível não citar a gafe cometida no Oscar do ano passado, onde Warren Beatty e Faye Dunaway acabaram se confundindo e entregando o prêmio ao filme La La Land. Entretanto, houve uma troca nos envelopes, e após alguns minutos de discurso de vencedor do musical, foi anunciado o erro, e Moonlight foi revelado como grande vencedor. Miss Universo também acontece na festa do cinema!

Gostou das curiosidades?
Deixe seu comentário sobre a cerimônia, suas apostas e não esqueça que no domingo do Oscar tem Live do Geek Guia na nossa página do Facebook, a partir das 20 horas, falando tudo sobre a premiação!
Tecnologia do Blogger.