Ads Top

Leitura da Vez: Anésia

Porque sinceridade é tudo


Uma senhora sentada em sua poltrona, no auge da sua idade avançada deveria estar, de acordo com alguns, tricotando, esperando os netos entrarem pela porta para lhes fazer doces diversos, descansar bastante e, de vez em quando, visitar algum parente. Mas não para Anésia, essa senhora sincera, direto ao ponto e personagem principal da obra de Will Leite.

O livro Anésia é um compilado com mais de sessenta tirinhas inéditas da personagem título, além de uma história original com as frases, "tiradas" e "conselhos" que a velhinha desbocada emite.

Will Leite, quadrinista e roteirista da obra, trabalha os traços com muita firmeza e ao mesmo tempo doçura ao retratar os personagens mais velhos, mas o que nos deixa imersos ao ambiente de graça e humor são as expressões que Anésia faz. Desde a capa até o momento que Dolores decide fazer algo, que para a protagonista é estúpido, o desenho de Anésia não precisa vir seguido de um balão de diálogo, a feição desenhada já e o suficiente para entender qual resposta seria emitida pela senhora de demais de setenta anos.

E algumas tirinhas se tornam clássicos instantâneos, como Anésia e Dolores no ônibus, sendo que o admirador da primeira está do lado de fora fazendo uma declaração. Ou quando a protagonista está em uma cerimônia de casamento. Mas nada melhor que o momento onde o padeiro faz um trocadilho envolvendo o nome do país "Japão". Neste instante do livro é perceptível o senso de humor sarcástico e direto que vem do roteiro, que não dá voltas, literalmente, ao tecer comentários ou realizar críticas através da senhora sincera.

Assim, a história inédita e completa, que ocupa mais da metade das páginas, onde "acidentalmente" Anésia vai parar em uma casa de repouso, une todos os elementos que o autor vai nos mostrando nas pequenas historinhas e logicamente vai fazer com que lembremos daqueles que estão em nossa família, ou já partiram. Sim, o compilado de histórias consegue ir da graça e do riso à emoção nostálgica e familiar.

Anésia é a união de um trabalho realizado com total senso de humor e emoção! 
Will Leite nos apresenta uma personagem que já é um clássico pronto para os quadrinhos brasileiros. A senhora idosa, com aparência carrancuda e língua repleta de verdades, consegue nos arrancar risadas e também faz nosso coração palpitar, desejando um conselho de avó, um carinho ou até mesmo, uma frase curta, grossa e direta! 
Já queremos abraçar a Anésia, mas não sabemos se ela iria querer!

Anésia
Ficha Técnica
Desenho e roteiro: Will Leite
Editora: Projeto realizado via financiamento coletivo
Edição: 1ª
Ano: 2017
Tecnologia do Blogger.