Ads Top

ENTREVISTA - IGOR MARQUES - CARRAPATO ESTRELA

Dia 30 de Janeiro é conhecido como Dia Nacional dos Quadrinhos!
Como sabemos, o mercado brasileiro de produções de HQs tem crescido nos últimos anos, e nada melhor que hoje conversarmos com quem está trabalhando para trazer ótimas e novas histórias para nós! Assim, entrevistamos o jornalista e designer Igor Marques, um dos idealizadores do coletivo de quadrinistas Carrapato Estrela, de Minas Gerais.

O Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, das terras de Minas Gerais. Tal qual nosso “curioso” mascote, temos como objetivo sugar aprendizado, conhecimento, técnicas e referências uns dos outros ao máximo para que possamos crescer e produzir cada vez mais e melhor em nossos projetos.

O grupo é composto por quatro artistas: Donizete Lemos, Hyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães.
Confira abaixo a nossa conversa:

Logo do Coletivo

Geek Guia: Primeiramente, como a arte de desenhar e ilustrar entrou em sua vida?

Igor: Sempre vi muitos desenhos quando era criança e isso me motivou a desenhar. Fiquei um bom tempo sem desenhar, me dedicando a estudos e a trabalho. Voltei a arte somente mais velho. Nos quadrinhos consigo integrar a escrita e produção de roteiros, que tem muito mais relação com minha rotina profissional com minha paixão da infância.

Geek Guia: De onde veio a ideia para o Coletivo Carrapato Estrela?

Igor: Sentimos a necessidade de compartilhar esforços. O mercado de quadrinho no Brasil cresceu muito nos últimos anos, mas exige muito. O trabalho em equipe facilita as coisas. Dividimos experiências, ideias, sugestões, críticas, referência e muito mais. Dessa forma amadurecemos mais rapidamente como artistas.

Geek Guia: Vocês possuem algumas publicações? Poderia falar brevemente sobre cada uma?

Igor: Durante o Dia do Quadrinho Nacional de Belo Horizonte, no último dia 27 de janeiro, lançamos quatro zines. O material foi bem diverso entre si, cada um com uma característica em particular, mas foram histórias curtas para que o público pudesse conhecer um pouco do nosso estilo e do nosso trabalho. Para o FIQ já estamos com histórias mais longas em desenvolvimento, conteúdo que estamos trabalhando há quase um ano.

Geek Guia: Eventos como a FIQ e a Comic Con Experience movimentam o mercado. Isso afeta vocês de que forma? Há uma preparação para estarem nesses eventos?

Igor: Temos interesse em mostrar nosso trabalho para o máximo de pessoas possíveis. Temos um planejamento a curto e longo prazo para o desenvolvimento do nosso trabalho, onde queremos estar e que tipos de coisas desejamos produzir individualmente e como grupo. Nosso foco no momento está no FIQ. Por sermos de Belo Horizonte, temos uma grande ligação com este evento, faz parte da nossa formação como artistas. Estar juntos ali foi um dos motivos para criarmos nosso coletivo.


Geek Guia: A Cultura Pop ganhou destaque nos últimos anos, na sua opinião, como isso reflete no mercado de quadrinhos nacional?

Igor: A cultura pop e “nerd” ganhou o público mainstreaming nos últimos anos e isso foi fundamental para o desenvolvimento de um mercado no Brasil. Toda a indústria está ativa, desde os artistas até o marketing e a publicidade. E a tendência é de crescer cada vez mais. Conhecer tanta gente que compartilha gostos e interesses em comum é muito inspirador.

Geek Guia: Logicamente ao falar de quadrinhos atualmente, lembramos de cinema. Você acompanha as produções? Sonha em um dia ter algo ganhando vida na sétima arte?

Igor: Nunca imaginei ver tantas adaptações incríveis dos quadrinhos para o cinema e a televisão. Vivemos um momento espetacular para quem gosta desse tipo de arte. Já trabalhei com TV e rádio, tenho algum conhecimento dessas mídias. Sei que existe muito espaço para a cultura pop brasileira. Este é o sonho de qualquer artista hoje.

Geek Guia: Queremos agradecer a disponibilidade em conversar com o Geek Guia e pedimos que convide a galera para conhecer o trabalho do Carrapato Estrela.

Igor:O Carrapato Estrela está trabalhando muito para colocar nossas ideias no papel e compartilhar com as pessoas que gostam muito do nosso trabalho. Enquanto não lançamos nossos novos projetos, podem acompanhar nossa evolução através das nossas contas nas redes sociais.

Facebook.com/carrapatoHQ
Instagram.com/carrapatohq
Twitter.com/carrapatoHq
Tecnologia do Blogger.