Ads Top

A Música no Mundo dos Games


Nem só de gráficos maravilhosos e incríveis histórias vivem os games que nos marcam, isso tudo é muito importante é claro, mas uma boa música faz toda diferença na hora de contar uma história.
A música sempre foi utilizada como principal ferramenta para impulsionar emoções e é a chave para provocar uma sensação de imersão completa, seja no cinema, teatro, televisão e em tantas outras mídias. No mundo dos games não poderia ser diferente e a trilha sonora de alguns jogos é um espetáculo a parte.
Alguns jogos ficam eternamente marcados por algumas notas que ao serem ouvidas trazem de imediato uma sentimento de nostalgia e saudosismo.

Pensando assim o Geek Guia traz para você uma lista com 5 canções marcantes e que fizeram/fazem toda diferença em seus respectivos jogos. lembrando que é uma lista não rankeada, escolhidas por mim, baseada na minha experiência enquanto jogador e não necessariamente as melhores.


The Last Of US -  The Last Of US

A trilha sonora do jogo desenvolvido pela Naughty Dog é uma composição do argentino Gustavo Santaolalla, vencedor do Oscar de melhor trilha sonora original por Babel (2006) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005).
A canção tema do game que leva o nome do título e expressa com excelência o sentimento de desesperança e desolação que o jogo sugere. Logo nos primeiros minutos em que se tem uma breve introdução do universo com reportagens e pronunciamentos, a música serve como catalizador para nos sentirmos na pele dos sobreviventes da epidemia. Nossos direitos tirados, a perda de entes queridos e a certeza de que nada será como antes.

Dance of Pales - Castlevania: Symphony of the Night

O 13º título da série Castlevania é sem dúvida o mais importante de toda a saga e o mais adorado pelos fãs. A trilha sonora do game foi composta por Michiru Yamane, compositora japonesa que já havia trabalhado em jogos da série e em outros títulos da Konami como Suikoden.
A trilha dessa obra de arte é tão maravilhosa que é uma injustiça escolher apenas uma como a mais marcante, mas com certeza Dance of Pales se destaca nela, com menções honrosas para Lost painting, Wood Carving Partita, Tower Of Mist e Dracula’s Castle . A canção é tema da fase Olrox Quarters, que não tem nada muito especial se comparado a outros ambientes do Castelo, mas a música transcende o cenário e se fixa como uma canção do jogo e não apenas da fase.

Promise - Silent Hill 2

Silent Hill é uma das melhores séries de jogos de terror Psicológico já desenvolvido e o segundo titulo é sem dúvida o mais perturbador e com melhor história de todos. 
Entre uma lista de músicas que te fazem imergir na cidade/purgatório de Silent Hill, podemos destacar a canção Promise, composta por Akira Yamaoka como a cara do game.
O sentimento de culpa e arrependimento vivido pelo personagem te pega de jeito.

The Poet and the Muse - Alan Wake

Inicialmente exclusivo para Xbox360, Alan Wake foi sucesso de público e critica. Ojogo trazia uma forte narrativa e uma jogabilidade que trabalhava em função dela, cada capitulo do game funcionava como um episodio de série de TV.  A música da banda fictícia Old Gods of Asgard, criada pela empresa Remedy Entertainment é o encerramento do episódio The Truth e através da letra dava pistas para desvendar os segredos da história do game. A canção consegue alcançar o tom certo entre o desespero da perda e a esperança do reencontro. 

Title Theme - Ragnarok Online

Digam o que quiser, mas quem não escuta essa música e volta para 2004? Desenvolvido pela Gravity e trilha sonora composta pelo grupo sul-coreano SoundTeMP, Ragnarok online foi o primeiro MMO traduzido oficialmente para português  e abriu a porta  para uma outra enxurrada de jogos.
O jogo de fantasia que mistura mitologia de várias culturas (apesar do nome ser referente a nórdica) te transportava para um mundo de aventuras e mistérios. A música que toca durante a introdução te dizia “bem vindo a Rune-Midgard”.

Claro que não dá para listar as infinitas canções marcantes num só texto e como tantas outras, não poderia deixar de mencionar  Mad Racer - Top Gear, Super Mario Bros Theme - Super Mario Bros, Rogue - Diablo 2, Hell March 2 - Red Alert 2 e por ai vai…
Não há como negar que a música é tão importante quanto os gráficos, ela funciona como um catalizador emocional que trabalhando junto com a imagem permite experiencias imersivas e dramáticas.


x
Tecnologia do Blogger.