Ads Top

Leitura da Vez: O que Aconteceu ao Homem de Aço?

Alan Moore em grande estilo e imaginação

Como finalizar uma história? Como dar um desfecho decente a um personagem icônico dos quadrinhos? Simplesmente juntando grandes nomes para que escrevendo, desenhando, ilustrando, possam dar vida ao encerramento de uma era do Homem de Aço. E não houve erro, mas para saber o que realmente aconteceu a este grande herói, cada virada de página é fundamental!

"O que aconteceu ao Homem de Aço?" é um encadernado que reúne três histórias do Superman da década de 80.
Naquela época a indústria dos quadrinhos passava por inúmeras mudanças, principalmente por conta dos criadores que começaram a contar histórias totalmente diferentes, como Batman - O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons.
Assim, o editor da época, Julius Schwartz decidiu dar um encerramento para o Superman, antes da tão famosa Crise nas Infinitas Terras, que remodelou todo universo DC, chamando então Alan Moore para escrever esse momento final do último filho de Krypton no planeta.

A primeira história, que dá nome a edição lançada pela Panini no Brasil, conta através das memórias da Lois Lane o que aconteceu com o Superman dez anos antes, pois o mesmo foi dado como morto. De uma forma bem construída, Moore nos mostra lembranças e acontecimentos que levaram a um desfecho tão trágico do super-herói, tendo que enfrentar Lex Luthor, Brainiac, Bizarro. Ao mesmo tempo entregando nas últimas páginas o que pode ser uma resposta para a pergunta título!

Em seguida nós temos 'A Linha da Selva', onde vemos Superman enfrentando estranhas criaturas e até mesmo, num embate com o Monstro do Pântano. Tudo isso depois que Clark estar em posse de um estranho meteorito que contém um fungo que sobreviveu a terríveis condições do espaço.


Por fim, podemos ler a clássica 'Para o Homem que tem tudo', que já foi adaptada na animação Liga da Justiça - Sem Limites. Na história, Batman, Robin e Mulher-Maravilha chegam a Fortaleza da Solidão pois o Superman está de aniversário, entretanto o que encontram é o herói preso com uma espécie de planta em seu corpo, o fazendo estar em transe, ao mesmo tempo, os demais membros da Liga precisam enfrentar aquele que presenteou o Homem de Aço com algo tão perigoso.

"O que aconteceu ao Homem de Aço?" é a representação de uma era importante dos quadrinhos, com seus traços clássicos, que até hoje servem de inspiração, as histórias do encadernado são fruto de toda genialidade e criatividade Alan Moore em parceria com brilhantes ilustradores e desenhistas, que foram capazes de findar um ciclo de aventuras de um dos maiores super-heróis que conhecemos.
Esse talvez não seja o fim definitivo do Superman, mas a cada virada de página podemos perceber a capacidade de criação de um desfecho digno, que poderia limitar que ao olhar o céu não haveriam nada além de um pássaro ou um avião!

O que aconteceu ao Homem de Aço?
Ficha técnica
Roteiro: Alan Moore
Arte: Curt Swan
Cores: Gene D'Angelo
Editora: DC Comics/ Panini
Páginas:128
Ano:2013
Tecnologia do Blogger.