Ads Top

ESPECIAL - PUNHO DE FERRO


Misticismo, dragão imortal e um mestre nas artes marciais. 

Nesta sexta-feira a Netflix irá nos apresentar ao último defensor do seu panteão de guerreiros urbanos, o Punho de Ferro. Mas antes que comecemos as nossas maratonas, onde paramos apenas para as necessidades básicas de um ser humano, vamos entender quem é a Arma Viva de K’un Lun.

Os quadrinhos

A história nos quadrinhos do personagem não começa com Danny Rand, atual Punho de Ferro. E sim com seu pai, Wendell, que na sua juventude encontrou a cidade mística de K’un Lun. E após ser acolhido e também se tornar um Punho de Ferro, retorna à cidade de Nova Iorque, onde da continuidade a sua fortuna, se tornando um grande empresário. Wendell se casa e tem seu único filho, Danny. Porém ele jamais esqueceu da cidade mística!

Assim, partindo em uma expedição para novamente encontrar K’un Lun, Wendell leva sua esposa Heather, Danny, com nove anos, e o sócio, Harold Meachum. Porém as coisas não saem como esperado, e o casal é morto, tendo Harold como grande mentor do crime, e Danny então é salvo por Lei Kung, que se torna seu mentor em K’un Lun. 

O jovem Rand então começa o seu treinamento, demonstrando talento para artes marciais, chegando até mesmo a perfurar cascalhos para enrijecer seus punhos. E após dez anos a sua jornada de aprendizado chega ao auge quando Danny enfrenta o dragão imortal Shou-Lao, que se fosse derrotado lhe daria o poder de se tornar o Punho de Ferro. 
Logicamente o jovem consegue vencer o desafio, e ao imergir os punhos no coração do dragão consegue as habilidades prometidas, como concentração e ampliação do chi, capacidade telepática, além de cura!

Porém, o novo Punho de Ferro ainda desejava vingança pelo ocorrido com seus pais, e na sua busca por Harold Machum, anos depois do ocorrido, encontra um homem debilitado e incapacitado. Danny não o mata, e decide então trilhar o caminho que o levaria a se tornar um vigilante.

A Criação, parceria e grandes histórias

Criado por Roy Thomas e Gil Kane no ano de 1974, o Punho de Ferro surge numa época onde a cultura oriental e misticismo estão sendo explorados em diferentes mídias. E sua primeira aparição se deu em Marvel Premiere #15 do mesmo ano! 

Obviamente, falar de Punho de Ferro, requer falar de Luke Cage. Parceiros em diversas edições, arcos e aventuras, os Heróis de Aluguel formam a galeria de principais heróis urbanos da Marvel. E para alguns são o auge da estereotipação nos quadrinhos, pois ambos “nasceram” em uma época onde a utilização de determinadas etnias através da cultura pop, era exagerada, caricata e até mesmo, vergonhosa. Para outros são o exemplo de um heroísmo despretencioso, sem preocupação com embates extraordinários ou ameaças especiais.

Mas e as grandes histórias do Punho de Ferro?
Podemos citar então O Imortal Punho de Ferro, de 2006, onde Danny é chamado a retornar a K’un Lun, onde deverá enfrentar guerreiros de outras cidades místicas, que também se conectam a Terra de tempos em tempos, em um torneio. Porém existe algo de errado entre os líderes, e a batalha da Arma Viva será muito mais intensa do que parecia e o remeterá a um inimigo do passado!

Ao final, o Punho de Ferro, mestre nas artes místicas e marciais, capaz de derrotar um dragão para adquirir um poder fora do comum, nos leva ainda mais na viagem esotérica que a Marvel já se propôs a começar em seu universo da televisão e cinema. Certamente aguardamos ansiosos pelos episódios de sua série, e com a pipoca praticamente pronta, queremos assistir o Punho de Ferro demonstrar seu poder sobrenatural!

Punho de Ferro chega ao catálogo da Netflix na sexta-feira, 17/03 e o Geek Guia fará maratona dos episódios, e crítica da série!
Tecnologia do Blogger.