Ads Top

ESPECIAL OSCAR 2017: A Cerimônia ainda vive?



Se existe uma premiação que está envolta a um prestígio quase eterno, é o Oscar!

Toda cerimônia de entrega é uma festa de luzes, cores, grandes artistas e momentos únicos. Porém, nós sabemos que nos últimos anos esse brilho todo que a estatueta dourada possui não tem conquistado um grande público. Sendo assim, mudanças foram feitas, novos membros na Acadêmia chegaram, e um novo fôlego para a premiação foi dado. Mas será que a cerimônia ainda vive?

Podemos listar premiações mais importantes, como a Palma de Ouro em Cannes, e o Urso de Ouro em Berlim, e até com teor mais sério do que o Oscar. Pois sabemos do que se trata essa "Noite do Cinema": Lobby! É necessário promover um novo ator, diretor, o produtor tal precisa de um novo contrato grandioso e até mesmo aquele estilista pouco conhecido, precisa tentar fazer seu vestido, que finalmente está no tapete vermelho, ser fotografado.

Sem falar que em diversos momentos onde o Oscar é cansativo, chato, enfadonho, com apresentadores, que por mais que sejam diferentes, repetem as mesmas esquetes, piadas e comentários. Além das injustiças cometidas, onde atuações grandiosas são esquecidas, para que o queridinho, ou queridinha dos estúdios consiga se manter com mais um ou dois projetos fechados. E pensando, diversidade também não é um forte na escolha dos ganhadores, e isso inclui raça, orientação sexual e nacionalidade.


Mas há vida na Cerimônia? Sim!

Parece contraditório a resposta em comparação aos parágrafos anteriores, entretanto, igual a tudo em nossa pequena vida mortal, existem dois lados.

Por mais que o Oscar ainda seja repleto de situações adversas e não se trate, em quase noventa e nove porcento das vezes, de premiar o melhor de verdade, podemos extrair de lá o que realmente importa: a adoração ao Cinema.

E este talvez seja o elemento, o cerne que precisa ser recuperado pela Acadêmia, que já teve seus dias de glória, e hoje vive a sombra do que já foi. É necessário então olhar para premiação com olhar de quem é apaixonado por cada momento que a Sétima Arte já nos proporcionou, deste uma canção cantada do alto de uma montanha, a uma empolgante corrida de bigas. 
Isso que deve ser a vida do Oscar, e sua principal missão: lembrar as pessoas, pelo menos por uma noite, que o cinema consegue ainda ser mágico e contar histórias fantásticas capazes de nos fazer ir ao extremo dos nossos sentimentos.

O Cinema não pode ser limitado a uma única premiação, e não pode ser representado apenas por um "carinha dourado careca", mas se é assim que Hollywood ainda quer vender o seu maior momento de celebração, que o faça bem feito, faça da maneira correta, honre quem realmente mereceu, e inclua aqueles que criam histórias fantásticas sem a necessidade de grandes estúdios. 
O Oscar ainda vive, respirando por aparelhos, nos dando a esperança de uma recuperação plena. E nós torcemos por isso, assim como torcemos pelos favoritos antes do envelope ser aberto.

O Oscar acontece neste domingo, 26/02, e o Geek Guia irá acompanhar a premiação!
Tecnologia do Blogger.