Ads Top

ENTREVISTA - MAURO VILA REAL

Em 2016, nós do Geek Guia tivemos a honra de receber o ilustrador gaúcho Mauro Vila Real em nosso evento, a GeekCon 2.0. Porém sua passagem foi rápida por terras capixabas, então nesta semana, entrevistamos esse artista talentoso, que já atuou em diversas empresas do ramo dos quadrinhos e se tornou amigo dos nerds que escrevem neste site.
Confira abaixo nossa conversa.



Geek Guia:
Primeira coisa, queremos saber como o desenho, a arte de desenhar e ilustrar começou na tua vida?


Mauro: 
O desenho surgiu ainda na infância, muito por conta de logo na segunda série, lá em 1982, uma professora ter gostado de um desenho e pedido para expor na secretaria da escola. Como prêmio ganhei um livro de colorir. Aquela sensação de que algo que eu fazia podia se tornar algo que os outros gostam foi sensacional e gerou em mim uma sensação de satisfação que persiste até hoje.




Geek Guia:
Como é o teu processo de criação?

Mauro:
Meu processo de criação é meu caótico... tem aquela fase mais lógica de pesquisa e estudo, mas as grandes sacadas geralmente vem quando as coisas empacam, eu saio do estúdio e deito no sofá da sala com o violão no colo. Costumo ficar lá jogado, dedilhando notas aleatórias enquanto a cabeça limpa e processa todas as informações. Daí as coisas engrenam! 


Geek Guia:
E qual é a tua grande influência nessa área?

Mauro:
Minhas grandes influências no desenho sempre foram os pintores mais clássicos, lembro de com sete ou oito anos ficar assistindo documentários que passavam na TVE sobre Dali e Davinci. Mas fora da área de desenhos e pinturas, sou viciado em biografia de músicos. Acho demais ler como era o processo de criação, influências e tudo mais. Creio que isso vem da diferença de exposição que há entre música x desenho.


Geek Guia:
Existe algum herói que você gostaria de ilustrar? Qual?

     Mauro:
Sou apaixonado por desenhar o Batman! 
Adoro fazer aquelas expressões de mau humor dele, não consigo me apegar aos personagens “engraçadinhos”, deve ser por conta da minha falta de carisma. Mas o que eu gostaria de desenhar eu estou desenhando! Estou iniciando um projeto autoral com uma roteirista aqui do sul, a Patrícia, de uma HQ de suspense e realmente estou adorando. O texto dela é super enxuto e de uma dinâmica sensacional. Acho que tem tudo pra ser um grande produto final.

Geek Guia: 
Por fim, você esteve na GeekCon 2.0 em 2016, como foi sua experiência com o público capixaba?

Mauro:
Caramba, não tem como não se apaixonar pelo público capixaba! Minha passagem por aí foi super rápida, manos de 24 horas em Vitória, mas ficou uma vontade imensa de voltar! Adorei a GeekCon! Evento rápido, extremamente bem organizado e com um público super afetuoso e entendido do assunto. E vale contar que um encontro que rolou aí rendeu o tema da minha próxima exposição! Eu estava há horas com vontade de pintar bailarinas, e quando estava no evento uma moça veio justamente me perguntar porque eu nunca havia pintado bailarinas. Era a palavra que faltava! Voltei para o Sul e desatei a pintar as telas que agora compõe minha nova exposição! Então, obrigado a todos os capixabas, e espero em breve voltar e dessa vez por mais de 24 horas

Para conhecer mais do trabalho de Mauro Vila Real acesse:

Tecnologia do Blogger.